Portugal tem segunda maior subida do PIB na Zona Euro, que abrandou crescimento para 2,1%

Só a economia de Chipre (5,4%) cresceu mais do que a portuguesa (4,9%) nos três meses do verão, em termos homólogos, entre os 19 países da moeda europeia. Taxa de desemprego acelera.

A zona euro registou um crescimento de 2,1% no terceiro trimestre, face a igual período do ano passado, o que mostra uma desaceleração da economia no espaço da moeda única em relação ao trimestre anterior, quando progrediu 4,3%.

Em termos comparativos, o PIB dos Estados Unidos manteve, entre julho e setembro, o mesmo ritmo de subida (1,8%). Em cadeia, isto é, face ao trimestre anterior, a economia norte-americana cresceu 0,6%, enquanto no euro ficou-se pelos 0,2%.


De acordo com os dados divulgados pelo Eurostat esta terça-feira, Portugal foi o segundo país com maior crescimento em termos homólogos (4,9%) neste período, entre os 19 que adotaram a moeda europeia, apenas superado pelo Chipre (5,4%). Só a Letónia viu este indicador recuar (-0,4%) no trimestre.

O gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) publicou também dados que mostram a taxa de emprego a crescer na zona euro (1,7%) e no conjunto dos países comunitários (1,5%) face ao terceiro trimestre do ano passado — com igual subida, ainda que mais ligeira (0,2% em ambos os casos), na relação com abril e junho deste ano.

Veja o vídeo que mostra como anda o “comboio” das economias da Zona Euro:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal tem segunda maior subida do PIB na Zona Euro, que abrandou crescimento para 2,1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião