Governo aprova novos administradores do Banco de Portugal, CMVM e ASF

Conselho de Ministro aprovou os nomes para os reguladores financeiros, entre os quais Laginha de Sousa para presidente da CMVM e Clara Raposo para vice-presidente do BdP. ASF fica com equipa completa.

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, os nomes para os reguladores financeiros, entre os quais Laginha de Sousa para presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Clara Raposo para vice-presidente do Banco de Portugal (BdP), ao lado de Luís Máximo dos Santos, que é reconduzido como vice do supervisor da banca.

Ao que o ECO apurou, os novos responsáveis dos reguladores deverão tomar posse já no início próxima semana, prevendo-se o começo de funções no arranque de dezembro.

Além destes nomes, foram aprovados ainda Francisca Guedes de Oliveira, Helena Adegas e Rui Miguel Pinto para a administração do BdP, enquanto Inês Drumond, Juliano Ferreira e Teresa Gil são designados para a CMVM.

Foram também aprovadas as nomeações de Diogo Alarcão e de Adelaide Cavaleiro para a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

Ao todo, o Governo nomeou 11 administradores de uma assentada para os supervisores do sistema financeiro em Portugal — banca, mercados de capitais e seguros –, que ficam assim com as administrações finalmente preenchidas depois de alguns anos com lugares vazios.

No caso da CMVM, onde se manterá o administrador José Miguel Almeida, a nomeação de Luís Laginha de Sousa, atual administrador do Banco de Portugal, para liderar o polícia dos mercados visa a substituição de Gabriel Bernardino, que pediu a demissão em março devido a problemas de saúde. A administração da CMVM passará a contar com 5 elementos.

Já Rui Miguel Pinto faz o caminho inverso, deixando a CMVM para se juntar ao board liderado pelo governador Mário Centeno e onde se encontram Máximo dos Santos (que vê o seu mandato renovado) e Hélder Rosalino. Serão ao todo sete.

Por seu turno, a administração da ASF, liderada por Margarida Corrêa de Aguiar, passará a contar com mais três administradores: sai o vice-presidente Filipe Serrano e Diogo Alarcão e Adelaide Cavaleiro juntam-se a Manuel Caldeira Cabral.

(Notícia atualizada às 15h44)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo aprova novos administradores do Banco de Portugal, CMVM e ASF

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião