5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que o Orçamento do Estado para 2023 é finalmente aprovado, seguindo agora para Belém, vai ser conhecida a execução do último diploma orçamental e há uma reunião importante na Autoeuropa.

Por volta da hora do almoço, os deputados vão finalmente aprovar o Orçamento do Estado para o próximo ano, depois de semanas de intenso debate na Assembleia da República — onde a CGTP irá concentrar-se para reclamar aumentos nos salários e pensões para “repor e melhorar o poder de compra” dos portugueses.

Votação final do Orçamento para 2023

Quase dois meses depois de o ministro das Finanças, Fernando Medina, ter entregado a proposta e após intensos dias de debate e votação de propostas de alteração em sede de especialidade, os deputados preparam-se para aprovar esta sexta-feira o Orçamento do Estado para 2023 em votação final global. Com o PS em maioria absoluta, o documento tem aprovação garantida desde o início.

Reunião entre administração e trabalhadores da Autoeuropa

No final da semana passada houve dois dias de greve parcial na fábrica da Autoeuropa, em Palmela, sem impacto na produção planeada mas com números contestados pelos sindicatos. Para esta sexta-feira está marcada a primeira reunião entre a administração e a comissão de trabalhadores para discutir os aumentos salariais para 2023. Aliás, até já há uma segunda data para as negociações: 28 de novembro.

Como evoluiu o défice?

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) vai divulgar ao final do dia a síntese de execução orçamental até outubro. Nos primeiros nove meses do ano, as Administrações Públicas registaram um excedente orçamental de 5,25 mil milhões de euros, com as receitas com IVA a dispararem 20,7%, o que ajudou a “pré-financiar o programa Famílias Primeiro e o programa Energia para Avançar”, como assinalou o Ministério das Finanças.

Manifestação da CGTP em Lisboa

Aproveitando a ocasião da aprovação final do OE2023, a CGTP-IN realiza às 10h30 uma concentração em frente à Assembleia da República, em Lisboa, sob o lema: “Mais salário! Melhores pensões! | Contra o aumento do custo de vida e o ataque aos direitos | Investir nos serviços públicos”. Liderado pela secretária-geral, Isabel Camarinha, o protesto pede “resposta aos problemas dos trabalhadores e do país, em luta pelo aumento dos salários e pensões para repor e melhorar o poder de compra”.

É oficial. Chegou a Black Friday

Na prática, já estamos em modo de Black Friday há um mês, mas a “data oficial” é mesmo esta sexta-feira. Para evitar atrasos nas encomendas, as distribuidoras fizeram contratações, mexeram nos horários, atualizaram softwares e abriram estações temporárias. Um estudo elaborado pela NetSonda para a Worten estimou que os portugueses tencionam gastar 326 euros, em linha com 2021. Tecnologia, moda/acessórios e eletrodomésticos lideram intenções de compra. Marketing enganador, ausência de necessidade e questões financeiras são as maiores barreiras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião