Hoje nas notícias: IBM, fundos das câmaras e Endesa

  • ECO
  • 30 Novembro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As capas dos jornais estão marcadas por notícias sobre as autarquias esta quarta-feira. Por um lado surgem relatos de que o Governo desvia fundos das câmaras para obras nas escolas, alegando que não tem outras alternativas. Já quanto às feiras e luzes de Natal, algumas autarquias estão a apelidá-las de arte para evitarem concursos públicos. Este dia marca também a aprovação do segundo orçamento de Carlos Moedas na Câmara de Lisboa, ainda que com o chumbo da isenção de IMT para jovens. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade nacional.

IBM vai abrir mais um centro tecnológico em Portugal

A IBM Portugal vai abrir mais um centro tecnológico no país em 2023. Será o sexto que a empresa abre em Portugal e está previsto entrar em funcionamento menos de seis meses depois da abertura de um em Vila Real. Com esta unidade deverão ser criados entre 150 e 200 postos de trabalho, mas o presidente da filial norte-americana em Portugal admite que estes valores possam ser rapidamente ultrapassados. Quanto à nova localização, Ricardo Martinho não levanta ainda a ponta do véu.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Governo desvia fundos das câmaras para obras nas escolas

As obras de requalificação das escolas e centros de saúde vão ser financiadas com verbas dos programas operacionais regionais que já eram destinadas às câmaras e às comunidades intermunicipais. A opção não é do agrado de alguns autarcas que classificam a medida de “abuso dos fundos municipais” já que os edifícios são do Estado. O Governo alega não ter outra alternativa e lembra que as câmaras terão muitas verbas até 2030. Os primeiros avisos foram abertos a semana passada para a região Centro e têm uma dotação de 30 milhões de euros para obras em escolas e cinco milhões para centros de saúde.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Câmaras chamam arte às luzes e feiras de Natal para evitar concursos públicos

Há autarquias que estão a tratar luzes e feiras de Natal como arte, por forma a ultrapassar os limites legais dos ajustes diretos para os adjudicarem, sem concurso público. Isto já que lei exime ao princípio da concorrência e ao critério do preço mais baixo os espetáculos artísticos, devido ao caráter único. É o caso de municípios como Tomar e Portimão, que alegam o caráter único das peças em causa para justificar o meio de adjudicação.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Endesa prepara sucessão de Nuno Ribeiro da Silva em Portugal

Nuno Ribeiro da Silva, atual presidente da Endesa em Portugal desde 2005, deverá deixar o cargo em breve, sendo que a empresa espanhola, controlada pela italiana Enel, quer avançar com mudanças na gestão desta subsidiária. A transição do gestor da liderança da empresa, que esteve envolto numa polémica devido a declarações sobre o aumento dos preços da eletricidade que levaram a um choque com o Governo, já está a ser preparada.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

PS viabiliza segundo orçamento de Moedas, mas sem isenção de IMT

O segundo orçamento de Carlos Moedas à frente da Câmara de Lisboa será viabilizado esta quarta-feira pelo PS. No entanto, uma das bandeiras eleitorais do autarca fica pelo caminho: a isenção de IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) na compra de casas até 250 mil euros, para jovens até aos 35 anos, será chumbada pela oposição.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: IBM, fundos das câmaras e Endesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião