Isabel dos Santos usa dinheiro dos diamantes de Angola para pagar advogados

  • ECO
  • 9 Dezembro 2022

Empresa no Dubai criada para comprar diamantes a baixo preço ao Estado angolano financia defesa da empresária na Holanda, segundo investigação do Expresso.

Uma investigação feita pelo Expresso e pela SIC, em parceria com o jornal holandês NRC, mostra que pelo menos parte do dinheiro que Isabel dos Santos tem usado para pagar a advogados vem de uma companhia no Dubai, a Nemesis International DMCC, que terá sido criada para comprar diamantes a baixo preço ao Estado angolano e revendê-los no mercado internacional.

Na Holanda, duas empresas da angolana envolvidas numa disputa em tribunal com a Sonangol recorreram a empréstimos da Nemesis para suportar os custos dos advogados holandeses. Uma delas, a Exem Oil & GasBV, acumulava 2,4 milhões de euros de dívida à Nemesis em dezembro de 2021, avança o Expresso (acesso pago).

Desde que a investigação do Luanda Leaks começou a ser divulgada no início de 2020, Isabel dos Santos tem trabalhado com alguns dos melhores escritórios de advocacia nos vários países europeus onde tinha negócios. Mas com os bens arrestados em Portugal e na Holanda, a empresária tem pago esses serviços através da referida empresa que compra diamantes ao Estado angolano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Isabel dos Santos usa dinheiro dos diamantes de Angola para pagar advogados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião