Autoeuropa acena com prémio mensal de 40 euros em 2023. Nova proposta vai a referendo no final da semana

Administração apresenta terceira proposta de combate à inflação: acena com aumento mínimo de 80 euros em 2023 e prémio mensal de 40 euros. Referendo será na quinta e sexta-feira.

Aumento mínimo de 80 euros e prémio de assiduidade mensal de 40 euros em 2023. A administração da Autoeuropa apresentou nesta segunda-feira a terceira proposta aos operários para responder aos efeitos da inflação, que foi aprovada pela Comissão de Trabalhadores. O documento vai ser votado na próxima quinta e sexta-feira em referendo.

Para finalmente haver um acordo nos salários para 2023, a administração da fábrica de Palmela manteve a proposta de aumento dos salários em 5,2% para 2023 e acrescentou uma subida mínima de 80 euros para todos os escalões. Se o documento foi validado, os ganhos no salários chegam a partir de 1 de janeiro de 2023 – e não a partir de dezembro, como estava na proposta chumbada no início da semana passada.

Aos 5,2% de aumento nos salários foi acrescentado um prémio mensal de assiduidade de 40 euros para o ano de 2023. Os funcionários terão direito a este benefício mesmo que tenham dias de gozo de férias, dias especiais, de compensação, de não produção (down days), licenças de casamento, maternidade/parentalidade ou dias de nojo.

“A Comissão de Trabalhadores considera que o acordo agora alcançado é positivo para todos os trabalhadores”, referiu em comunicado o órgão coordenado por Rogério Nogueira. O novo pré-acordo entre administração e Comissão de Trabalhadores surge a véspera dos plenários do sindicato SITE-Sul, afeto à CGTP, marcados para terça e quarta-feira.

Antes das negociações, a comissão de trabalhadores pedia um aumento de 5% em dezembro com retroativos a julho e uma nova atualização em janeiro do próximo ano, que tivesse em conta os valores da inflação deste ano e o acordo laboral. Por sua vez, a administração da Autoeuropa comprometeu-se a pagar um prémio extraordinário de 400 euros a todos os trabalhadores no vencimento de dezembro.

Para 2022 está previsto que a fábrica de Palmela consiga o segundo maior número de produção de sempre, atingindo as 230 mil unidades.

(Notícia atualizada às 19h06 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autoeuropa acena com prémio mensal de 40 euros em 2023. Nova proposta vai a referendo no final da semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião