Manuel Pinho e Ricardo Salgado prestes a serem acusados no caso EDP por corrupção

Em causa estará corrupção ativa e passiva para ato ilícito devido a subornos superiores a cinco milhões de euros pagos pelo ex-líder do BES a Pinho. Prazo para libertar Pinho acaba quarta-feira.

Ricardo Salgado e Manuel Pinho estão prestes a conhecer a acusação do Ministério Público no caso EDP, segundo avança a CNN Portugal.

Em causa estarão crimes por corrupção ativa e passiva para ato ilícito devido a alegados subornos superiores a cinco milhões de euros pagos pelo ex-líder do BES a Pinho, para favorecer os interesses do BES no governo de José Sócrates, entre os anos de 2005 e 2009, quando era ministro da Economia.

A acusação visa também a mulher de Pinho por branqueamento de capitais, pela forma como terá ajudado a dissimular os alegados proveitos ilícitos do marido.

Já na segunda-feira, o Expresso avançava que a acusação deveria ser conhecida no dia 13 de dezembro, na véspera do dia em que Manuel Pinho faz um ano de prisão domiciliária e teria de ser libertado se a acusação não estivesse terminada (14 de dezembro). Logo, essa acusação deverá estar já proferida e será conhecida dentro de horas.

Em causa estão os contratos CMEC — Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual – assinados com a EDP pelo Governo e a prorrogação da concessão de barragens à elétrica sem concurso público e em condições alegadamente prejudiciais para o Estado. Segundo o Ministério Público, o BES sairia beneficiado por ser acionista da EDP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Manuel Pinho e Ricardo Salgado prestes a serem acusados no caso EDP por corrupção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião