Gasóleo regressa às subidas e dispara 7 cêntimos. Gasolina desce meio cêntimo na próxima semana

Na segunda-feira, quando for abastecer a sua viatura deverá passar a pagar 1,633 euros por litro de gasóleo simples e 1,588 euros por litro de gasolina simples 95.

E ao fim de oito semanas a tendência inverteu. Se é com gasóleo que abastece o seu carro então aproveite o fim de semana, porque na segunda-feira os preços vão subir sete cêntimos por litro. Já a gasolina praticamente não mexe, mas ainda assim deverá descer meio cêntimo, avançou ao ECO fonte do mercado.

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,633 euros por litro de gasóleo simples e 1,588 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras.

No entanto, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento. E ainda podem sofrer ajustamentos para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Estes preços já têm em conta a nova revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que são atualizadas no início de cada mês. Assim, durante o mês de dezembro, o efeito de mecanismo de compensação aplicado em dezembro levou, na prática, a um agravamento da carga fiscal, que sobe 4,8 cêntimos no litro de gasóleo e 2,9 cêntimos no de gasolina face a novembro. Uma opção duramente criticada pelos partidos da oposição que gostariam de ver o Executivo a optar por não reduzir os descontos do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) em dezembro.

Esta sexta-feira, os preços do brent, que serve de referência para o mercado europeu, estão a cair 1,88%, para os 79,68 dólares por barril. Mas, o brent apesar de ainda estar abaixo dos 80 dólares por barril, caminha para os maiores ganhos semanais desde o início de outubro, devido às preocupações de uma interrupção da oferta e às esperanças de recuperação da procura da China.

Evolução do preço do Brent em Londres

(Notícia atualizada com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo regressa às subidas e dispara 7 cêntimos. Gasolina desce meio cêntimo na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião