Que banco cobra mais nas transferências imediatas e MBWay? Vai poder verificar no Comparador de Comissões do Banco de Portugal

Comparador de Comissões já permite confrontar custos em cada banco com a manutenção da conta, o cartão e outros serviços. Ferramenta vai passar a incluir transferências imediatas e no MBWay.

O Comparador de Comissões já permite confrontar os custos em cada banco com a manutenção da conta, o cartão de crédito e transferências a crédito e ouros serviços. O Banco de Portugal quer reforçar esta ferramenta com informação sobre as comissões associadas às transferências imediatas e às transferências por MBWay.

O supervisor colocou em consulta pública um projeto que visa adaptar o Comparador de Comissões – que pode ser consultado no portal do Cliente Bancário – “às mudanças verificadas nos mercados bancários de retalho, nas práticas de comissionamento e no quadro normativo”, segundo anunciou esta quinta-feira.

Uma das maiores mudanças diz respeito às transferências imediatas, que permite a transferência de dinheiro de uma conta para a outra em alguns segundos. Estas têm vindo a conquistar terreno às transferências a crédito, que podem demorar dias a serem concretizadas.

“Neste contexto, prevê-se que o Comparador de Comissões passe a incluir informação sobre as comissões associadas às transferências imediatas”, adianta o Banco de Portugal no projeto que estará em discussão pública até 31 de janeiro. O facto de os bancos cobrarem comissões pelas transferências imediatas já mereceu críticas do administrador do Banco de Portugal Hélder Rosalino.

Além disso, “também se perspetiva a divulgação de informação sobre as comissões cobradas pela prestação dos serviços Transferência MBWay com cartão de débito e Transferência MBWay com cartão de crédito, que constituem as operações realizadas nas aplicações de pagamento mais representativas”, de acordo com o supervisor.

Desta forma, acrescenta o Banco de Portugal, os clientes bancários poderão comparar as comissões exigidas pela prestação destes serviços através das aplicações de pagamento dos próprios bancos e das aplicações de pagamento operadas por terceiros, nomeadamente da app MBWay da SIBS.

Todas as informações divulgadas no Comparador de Comissões – uma ferramenta criada em 2018 – são reportadas pelos bancos, que vão agora ter de prestar mais dados sobre os preços que praticam nas transferências imediatas e transferências MBWay.

Atualmente, o Comparador de Comissões permite comparar preços em serviços como a manutenção da conta, disponibilização de cartões de crédito e de débito, levantamento de numerário, requisição de cheques, transferências a crédito, entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Que banco cobra mais nas transferências imediatas e MBWay? Vai poder verificar no Comparador de Comissões do Banco de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião