Antes da OPA, Sonae passa os 90% na Sonaecom

A Sonae passou a deter 90,081% das ações da Sonaecom ainda antes de a oferta pública de aquisição ter sido registada na CMVM. Até lá, os títulos da Sonaecom continuarão a ser negociados em bolsa.

A Sonae SON 0,32% já detém mais de 90% do capital da Sonaecom. O reforço da posição acionista sobre a empresa foi comunicado ao mercado esta sexta-feira ainda antes do registo da Oferta Pública de Aquisição (OPA) anunciada, de forma preliminar, há dois dias.

A Sonae passou assim a deter 90,081% das ações da Sonaecom. Anteriormente, contava com 89,97% dos títulos da tecnológica, segundo o comunicado divulgado junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Apesar da situação, não há mudanças no processo da OPA voluntária anunciada na quarta-feira: a Sonae terá de aguardar o registo da oferta por parte da CMVM. Quando isso acontecer, a OPA voluntária será executada, ficando o sucesso da operação dependente dos resultados obtidos.

Depois do apuramento dos resultados da OPA voluntária, caso o grupo detido maioritariamente pela família Azevedo não seja capaz de deter a totalidade do capital da Sonaecom terá de lançar uma OPA potestativa, comprando as restantes ações aos pequenos acionistas, segundo o artigo 194.º do Código dos Valores Mobiliários.

A própria Sonae já tinha referido na quarta-feira que “no caso de a OPA [voluntária] permitir ultrapassar uma participação de 90% dos direitos de voto, a Sonae recorrerá ao mecanismo de aquisição potestativa, resultando na exclusão da negociação das ações em mercado”.

“No âmbito de uma empresa cotada, ao abrigo do artigo 194 do Código de Mercado de Valores Mobiliários, o direito de aquisição potestativa nasce exclusivamente do lançamento de uma OPA”, refere Octávio Viana, presidente da ATM – Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado, que representa os pequenos acionistas.

Nesta sexta-feira, os títulos fecharam nos 2,50 euros, exatamente o preço por ação que a Sonae está disposta a pagar aos acionistas na OPA voluntária.

(Notícia atualizada às 21h34 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antes da OPA, Sonae passa os 90% na Sonaecom

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião