Carregamentos para carros elétricos voltam a ter apoio do Fundo Ambiental

Apoio do Fundo Ambiental alivia fatura dos utilizadores de carros elétricos durante mais um ano e anula subida de custos de 57% face ao preço pago em 2022.

O Fundo Ambiental vai apoiar, pelo segundo ano consecutivo, os carregamentos de carros elétricos de veículos híbridos plug-in. A ajuda serve para anular, junto dos condutores, o aumento das tarifas da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica, segundo despacho publicado nesta terça-feira em Diário da República.

A ajuda do Fundo Ambiental é paga aos comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME), que depois têm de repercutir esse efeito junto dos seus clientes. Em 2023, o apoio será de 19,02 cêntimos por carregamento e anula o “acréscimo de 57%” nos preços que tinha sido proposto pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos face a 2022.

“Na atual conjuntura de evolução da tarifa de energia no setor elétrico, importa manter alguma estabilidade nos preços de carregamento na rede de mobilidade elétrica nacional, através de um apoio aos utilizadores de veículos elétricos que ajude a promover a adoção deste tipo de veículos”, sustenta o despacho assinado pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

Em 2022, o apoio do Fundo Ambiental foi de 26,14 cêntimos por cada carregamento, neutralizando a subida de 79% nas tarifas da entidade gestora proposta pela ERSE

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carregamentos para carros elétricos voltam a ter apoio do Fundo Ambiental

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião