Segurança Social antecipa pagamentos e deixa alguns doentes sem subsídio mais de mês e meio

  • ECO
  • 29 Dezembro 2022

Na origem está a antecipação dos pagamentos para dia 21, o que deixou de fora quem teve baixas passadas depois de dia 10.

A Segurança Social antecipou, este mês, o pagamento do subsídio por doença para dia 21 a todas as pessoas cuja baixa médica foi iniciada ou prorrogada até dia 10. As restantes, com baixas passadas depois de dia 10, só deverão receber o apoio a 16 de janeiro. Em alguns casos, os doentes podem ficar sem receber durante mais de um mês e meio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã (acesso pago).

O que acontece habitualmente é que as baixas iniciadas ou prorrogadas até dia 14 são pagas a dia 28. Este mês, com a antecipação dos pagamentos, a situação é excecional, e está a originar várias queixas.

O Instituto da Segurança Social (ISS), por sua vez, esclareceu que só em dezembro o pagamento ocorre a dia 21 “devido aos dias úteis que existem no setor bancário até final do ano e que não permitem que as transferências bancárias possam ocorrer a dia 28 como nos restantes meses”. Uma exceção que “existe apenas para não comprometer os pagamentos” de dezembro. “Não houve qualquer alteração de procedimento face aos anos anteriores”, garante o ISS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Segurança Social antecipa pagamentos e deixa alguns doentes sem subsídio mais de mês e meio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião