PSD força ida de Medina ao Parlamento para explicar caso TAP

"Lamentamos, mas o Ministro das Finanças será ouvido aqui já na próxima semana a dar todas as explicações que ainda não deu", disse deputado do PSD Paulo Rios Oliveira.

O PSD vai utilizar o direito potestativo para forçar a ida do ministro das Finanças ao Parlamento, para que esclareça os deputados sobre o caso TAP. Esta opção dos social-democratas surge depois de o grupo parlamentar do PS ter chumbado esta quarta-feira os requerimentos do PSD, PCP, BE e Chega para chamar a audições na Assembleia da República Pedro Nuno Santos, Fernando Medina, Alexandra Reis e os responsáveis da TAP.

“Lamentamos, mas o Ministro das Finanças será ouvido aqui já na próxima semana a dar todas as explicações que ainda não deu”, disse deputado do PSD Paulo Rios Oliveira, em declarações aos jornalistas no Parlamento transmitidas pela Sic Notícias. Fernando Medina será ouvido na Comissão de Orçamento e Finanças em conjunto com a comissão de Economia.

Os requerimentos dos três partidos foram discutidos e votados na manhã de quarta-feira na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, onde foram ‘chumbados’ pelos deputados do PS, que tem maioria absoluta no Parlamento, contra a intenção de voto dos restantes grupos parlamentares.

Os partidos pretendiam ouvir o ex-ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos; o ministro das Finanças, Fernando Medina; a ex-secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis; o presidente do Conselho de Administração da TAP, Manuel Beja; e a presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, para explicações sobre o caso da indemnização de Alexandra Reis aquando da saída da companhia aérea, que levou a demissões no Governo nos últimos dias.

“O PS impediu o Parlamento de fazer o escrutínio de um caso que abalou o país e levou à demissão de dois elementos do Governo. É mais um exemplo de como a prometidas estabilidade da maioria é conquistada à custa do rolo compressor”, disse a deputa bloquista Mariana Mortágua.

O deputado socialista Carlos Pereira rejeitou as críticas dos deputados de falta de escrutínio e de que “o PS não quer apurar os factos e tirar conclusões”, como sublinhou Paulo Rios Oliveira. Para o PS é necessário esperar pelas conclusões da Inspeção-Geral das Finanças (IGF) e não ter um debate “político estéril”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD força ida de Medina ao Parlamento para explicar caso TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião