Direto Bolsas dos EUA caem mais de 1% apesar dos dados do emprego

  • ECO
  • 5 Janeiro 2023

A 4.ª sessão de 2023 foi positiva para a praça nacional graças ao impulso dos títulos do BCP, mas o setor energético impediu maiores ganhos. Em Wall Street, dados do trabalho assustaram investidores.

As bolsas norte-americanas fecharam a sessão desta quinta-feira com perdas de mais de 1%, com os dados do emprego a darem sinais de que a política de subida de juros da Fed poderá ter vindo para ficar durante mais tempo.

Já Pela Europa o dia foi misto. Por Lisboa, o PSI encerrou em alta de 0,24%, impulsionado pelo desempenho do BCP, cujas ações valorizaram 5,22%. O setor energético, principalmente as cotadas do grupo de EDP, destacam-se entre as perdas.

Os preços do gás natural na Europa caíram para níveis anteriores à guerra na Ucrânia, uma vez que as temperaturas amenas das últimas semanas reduziram a procura, aliviando os receios de uma crise energética prolongada, avança a Bloomberg. Os contratos futuros caíram mais de 10% esta quinta-feira, para pouco mais de 64 euros por MWh, o valor mais baixo desde novembro de 2021.

Desde a segunda semana de dezembro que os preços estão em queda acentuada. Se se mantiverem baixos, poderá aliviar a inflação crescente em toda a Europa, refere ainda a Bloomberg. As reservas de gás ainda estão quase 84% cheias e a procura moderada durante o período das festas permitiu que algum gás natural fosse colocado de volta nas instalações. Essa reserva ajudará a Europa a resistir a uma eventual onda de frio no final do inverno, amparando o défice de abastecimentos da Rússia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas dos EUA caem mais de 1% apesar dos dados do emprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião