Governo discute esta quinta-feira proposta de escrutínio de governantes

António Costa anunciou que levará a Conselho de Ministros uma proposta de escrutínio prévio relativa aos governantes, que diz já ter sido aprovado pelo Presidente da República.

O primeiro-ministro anunciou no primeiro debate de política geral do ano que levará a Conselho de Ministros de quinta-feira uma proposta de escrutínio prévio relativa aos governantes, que disse já ter a aprovação do Presidente da República.

António Costa foi questionado sobre o tema pelo líder parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, mas não quis adiantar detalhes perante os deputados. Segundo o primeiro-ministro, será discutido um “mecanismo prévio” à “indicação ao Presidente da República”. Ou seja, o escrutínio seria feito “de forma prévia”, antes de o nome chegar a Belém, tal como Marcelo Rebelo de Sousa defendeu.

O objetivo é apurar “factos” que “algumas vezes tenho oportunidade de saber, outras não”, explicou o primeiro-ministro.

Depois de ter apresentado uma primeira proposta – a que aludiu na semana passada no debate da moção de censura e que foi considerada “não viável” pelo chefe de Estado –, Costa anunciou que apresentou “uma outra solução alternativa” que o Presidente da República autorizou.

Segundo o primeiro-ministro, o objetivo é apurar “factos” que “algumas vezes” tem “oportunidade de saber, outras não”. No entanto, “por respeito” aos seus “colegas de Governo”, o político não avançou mais informações acerca da nova proposta.

A presidência confirmou, à Lusa, ter recebido esta quarta-feira do primeiro-ministro um “projeto de apreciação prévia de requisitos jurídicos” para governantes que é “no geral condizente” com a sua posição. “O Presidente da República aguarda a versão definitiva a aprovar amanhã [quinta-feira] em Conselho de Ministros”, acrescentou a mesma fonte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo discute esta quinta-feira proposta de escrutínio de governantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião