Primeiro advogado robô do mundo estreia-se em tribunal em fevereiro

Este será o primeiro caso em que a Inteligência Artificial ocupará o lugar de um humano na defesa de um caso em tribunal. O robô, criado pela DoNotPay, dará instruções ao réu através de um auricular.

O mundo está a evoluir e nem a advocacia escapa ao desenvolvimento tecnológico. Segundo avançou o IFLScience, o primeiro advogado robô do mundo está prestes a fazer história ao estrear-se em tribunal e defender o seu primeiro cliente. A audiência é já no próximo mês.

Este será o primeiro caso em que a Inteligência Artificial (IA) ocupará o lugar de um humano na defesa de um caso em tribunal. O robô, criado pela startup DoNotPay, irá dar instruções ao réu sobre a melhor forma de argumentar contra uma multa por excesso de velocidade.

Mas como serão dadas as instruções? Fácil, o robô vai estar presente num telemóvel e enviará avisos através de um auricular ao réu, que concordou que apenas dirá o que a IA lhe disser. Este é um caso piloto que serve para testar os serviços da DoNotPay e, caso não vença o processo, a startup pagará as multas.

Apesar de telemóveis e auriculares não serem permitidos nos tribunais, o fundador da empresa, Joshua Browder, explicou à IFLScience que a audiência irá acontecer num local que considerará os auriculares como um “aparelho auditivo”. O local da sessão não foi revelado pela empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiro advogado robô do mundo estreia-se em tribunal em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião