Petróleo caminha para ganho semanal acima de 6% com melhoria da procura na China

  • Joana Abrantes Gomes
  • 13 Janeiro 2023

A queda do dólar e um crescimento das importações chinesas estão a impulsionar a subida dos preços do petróleo. O brent, referência para as importações nacionais, deverá ganhar 6,7% na semana.

Os preços do petróleo estão a negociar em alta na manhã desta sexta-feira, prevendo-se um ganho semanal de mais de 6% devido aos fortes sinais de crescimento da procura na China, o maior importador mundial de crude, bem como à expectativa de aumentos menos agressivos das taxas de juro nos EUA.

Pelas 9h12 (hora em Lisboa), o barril de brent, cotado em Londres e que serve de referência às importações nacionais, soma 0,20% para 84,20 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, avança 0,31% para 78,62 dólares. Até agora, o brent e o WTI subiram, respetivamente, 6,7% e 6,2% esta semana, recuperando da maior parte das perdas da semana passada.

As recentes compras de crude pela China e uma retoma do tráfego rodoviário alimentaram a confiança numa recuperação da procura na segunda maior economia do mundo, após o país reabrir as suas fronteiras e flexibilizar as restrições à Covid-19 na sequência dos protestos nos últimos meses, de acordo com os analistas consultados pela Reuters.

“Dado o foco na segurança energética, prevemos que as importações chinesas continuarão a aumentar“, disse Michael Tran, estratega de mercadorias da RBC, citado pela agência noticiosa britânica. Num outro sinal encorajador, os analistas da ANZ disseram que um índice de congestionamento que abrange as 15 cidades chinesas com o maior número de matrículas de veículos tinha aumentado 31% em relação a uma semana antes.

A subida dos preços do petróleo também foi impulsionada por um deslize do dólar para um mínimo de quase nove meses, depois de a taxa de inflação norte-americana ter desacelerado em dezembro, reforçando as expectativas de que a Reserva Federal dos EUA (Fed) irá abrandar o ritmo de subida das taxas de juro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo caminha para ganho semanal acima de 6% com melhoria da procura na China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião