Glovo entre multa de 57 milhões e prémios à equipa

  • ECO
  • 24 Janeiro 2023

Empresa espanhola de entrega pagou nova multa por dar emprego a trabalhadores que não eram independentes. Ao mesmo tempo, terá atribuído bónus de 115 milhões apesar de não apresentar lucros.

A plataforma de entregas Glovo está envolvida em duas polémicas esta terça-feira. A empresa espanhola foi multada em 56,7 milhões de euros por dar emprego a falsos trabalhadores independentes. Ao mesmo tempo, soube-se que a administração e alguns funcionários da tecnológica receberam prémios de cerca de 115 milhões de euros por conta da venda de cerca de 50% do capital à Delivery Hero, no final de 2021.

A multa de 56,7 milhões de euros foi imposta pela Inspeção-Geral do Trabalho e Segurança Social de Espanha porque foi dado trabalho a 7.022 “falsos trabalhadores independentes”, isto é, trabalhadores que diziam ser independentes, mas que depois cumpriam horários fixos como se fossem funcionários por conta de outrem. A sanção também se deveu à inscrição de 813 trabalhadores estrangeiros sem visto laboral, refere a agência Europa Press (acesso livre).

Os “falsos trabalhadores independentes” levaram o Governo de Espanha a impor, a partir de agosto de 2021, novas leis laborais e a obrigar as plataformas como a Glovo a contratar como trabalhadores fixos os seus estafetas. A empresa espanhola anunciou que vai recorrer da sanção porque a multa “refere-se a um período anterior à aplicação da nova lei”.

Prémios de 115 milhões

Foi nas últimas horas de 2021 que a Glovo anunciou a venda de 50% do capital à Delivery Hero. A concorrente alemã concluiu a aquisição no início de julho e passou a deter cerca de 94% das ações da plataforma espanhola, a troca de 509 milhões de euros. Associados a esta operação estiveram planos de incentivos que correspondiam a um total de 114,7 milhões de euros, segundo informação divulgada nesta terça-feira pelo Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Entre os 15 executivos que beneficiaram deste bónus estão os dois fundadores da Glovo, Oscar Pierre e Sacha Michaud. Ambos continuam na empresa apesar de a empresa ter registado prejuízos de 496 milhões de euros, muito por culpa de provisões devidas à perda de valor da Delivery Gero, que registou uma desvalorização de 60%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Glovo entre multa de 57 milhões e prémios à equipa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião