Bruxelas instaura processo contra Portugal por falhar transposição de diretiva sobre impacto ambiental

  • Lusa
  • 26 Janeiro 2023

Bruxelas instaurou ação contra Portugal junto do Tribunal de Justiça da União Europeia pela falta de transposição da diretiva sobre a avaliação dos efeitos no ambiente de projetos públicos e privados.

A Comissão Europeia instaurou esta quinta-feira uma ação contra Portugal junto do Tribunal de Justiça da União Europeia pela falta de transposição da diretiva sobre a avaliação dos efeitos no ambiente de projetos públicos e privados.

De acordo com a informação disponibilizada pela Comissão, Bruxelas instaurou a ação porque Portugal não transpôs a diretiva europeia, de abril de 2014, que “reduz os encargos administrativos e melhora o nível de proteção do ambiente, ao mesmo tempo que torna as decisões das empresas sobre os investimentos públicos e privados mais sólidas, previsíveis e sustentáveis”.

O país “não refletiu corretamente determinadas disposições da diretiva alterada no direito nacional”, sustenta a Comissão Europeia, que notificou o Estado português em outubro de 2019 para cumprir com a diretriz. Dois anos mais tarde, Bruxelas enviou um parecer em que alertava novamente Portugal para o incumprimento da diretiva.

“A Comissão considera que os esforços das autoridades portuguesas foram até à data insatisfatórios e insuficientes e decidiu intentar uma ação contra Portugal no Tribunal de Justiça da União Europeia“, acrescenta o comunicado.

Além disso, Portugal “não tem plenamente em conta os critérios definidos” quando determina a viabilidade de diversos projetos.

A diretiva sustenta que os “grandes projetos de construção e desenvolvimento” na União Europeia têm de ser avaliados “quanto ao seu impacto no ambiente”. A avaliação é obrigatória “antes de dar início ao projeto”.

Deste modo, o procedimento de avaliação do impacto ambiental “garante a proteção do ambiente e a transparência do processo decisório de diferentes tipos de projetos públicos e privados”, e também assegura a “participação ativa do público”.

Os Estados-membros tinham três anos para transpor esta diretiva para o direto nacional e Portugal falhou nessa meta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas instaura processo contra Portugal por falhar transposição de diretiva sobre impacto ambiental

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião