Combustíveis voltam a subir. Gasolina fica 3,5 cêntimos mais cara e gasóleo 1,5 cêntimos na próxima semana

Na próxima semana, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,649 euros por litro de gasóleo simples e 1,740 euros por litro de gasolina simples 95.

Os combustíveis vão voltar a aumentar, pela terceira semana consecutiva. O litro de gasolina vai ficar 3,5 cêntimos mais caro e o gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, vai subir 1,5 cêntimos, avançou ao ECO fonte do mercado. Por isso, aproveite o fim de semana para encher o tanque.

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,649 euros por litro de gasóleo simples e 1,740 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). É preciso recuar a 14 de novembro para encontrar os preços da gasolina num valor mais elevado e a 21 de novembro no caso do gasóleo.

No entanto, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento. E ainda podem sofrer ajustamentos para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que são atualizadas no início de cada mês. Em janeiro, o efeito de mecanismo de compensação aplicado ditou uma redução do desconto do ISP mais pequena, em 1,3 cêntimos por litro de gasóleo e em 1,2 cêntimos por litro de gasolina, face a dezembro.

Os preços mantêm assim a tendência, depois de esta semana também terem registado uma subida. O gasóleo ficou 2,3 cêntimos mais caro esta semana e a gasolina 3,3 cêntimos, ou seja, um aumento ligeiramente inferior ao antecipado pelo mercado.

Esta sexta-feira, os preços do brent, que serve de referência para o mercado europeu, estão a subir 1,54%, para os 88,82 dólares por barril, à boleia das expectativas de crescimento mais robusto da economia norte-americana e a recuperação da China. A manter-se esta evolução, o petróleo vai terminar a semana sem variação de preço.

Evolução do preço do Brent em Londres

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis voltam a subir. Gasolina fica 3,5 cêntimos mais cara e gasóleo 1,5 cêntimos na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião