5 coisas que vão marcar o dia

INE divulga os dados dos preços da habitação ao nível local, já o BdP dá a conhecer a evolução das taxas de juro nos novos créditos à habitação. Santander apresenta resultados e há reunião do BCE.

Esta quinta-feira, o Instituto Nacional de Estatística vai divulgar os dados relativos aos preços da habitação ao nível local, enquanto o Banco de Portugal (BdP) dá a conhecer a evolução das taxas de juro nos novos créditos à habitação. Ainda no plano económico, o Santander apresenta os resultados anuais e há reunião do BCE.

Como evoluem as taxas de juro dos novos créditos à habitação?

O Banco de Portugal (BdP) divulga os dados relativos às taxas de juro e montantes de novos empréstimos referentes a dezembro de 2022. Em novembro, a taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação subiu para 3,08%, “ultrapassando os 3% pela primeira vez desde janeiro de 2015”, segundo os últimos dados do banco liderado por Mário Centeno.

Quanto custa comprar casa?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) apresenta esta quinta-feira os dados sobre os preços da habitação ao nível local relativos ao terceiro trimestre de 2022. No segundo trimestre, as casas ficaram 13,2% mais caras. Lisboa e Porto concentraram 58% do total de transações feitas naquele período.

Santander Portugal apresenta contas

O Santander divulga os resultados financeiros relativos ao 4.º trimestre de 2022. Nos primeiros nove meses do ano passado, o banco liderado por Pedro Castro e Almeida viu o resultado líquido disparar 123,7%, para 385,1 milhões de euros.

Nova ronda negocial entre sindicatos e Ministério da Educação

O ministro da Educação volta a reunir-se com os sindicatos dos professores, tendo em vista a discussão do modelo de colocação e vinculação destes profissionais. Entre as propostas que o Governo apresentou aos sindicatos, que estão avaliadas em 100 milhões de euros, consta a reconfiguração dos quadros de zona pedagógica de dez para 63, a integração de mais de dez mil docentes nos quadros ainda este ano e o aumento das vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões da carreira.

BCE sobe juros

O Banco Central Europeu (BCE) toma esta quinta-feira a sua primeira decisão de política monetária de 2023. É dado como certo um aumento das taxas de juro de referência, sendo que os investidores antecipam uma subida de 50 pontos base.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião