Há seis concelhos sem qualquer antena 5G

Seis municípios portugueses ainda não têm nenhuma estação 5G instalada. A maioria fica no interior e três são no distrito de Évora.

Existem seis concelhos do país que ainda não têm qualquer antena 5G instalada. Cinco são em Portugal continental e um é nos Açores, de acordo com o mais recente balanço divulgado pela Anacom, o regulador das comunicações. Destes seis concelhos, três fazem parte do distrito de Évora.

Alandroal (Évora), Pedrógão Grande (Leiria), Portel (Évora), Sousel (Portalegre) e Vila Viçosa (Évora) são os municípios do continente que não têm qualquer estação 5G. Fora do continente, o outro município sem antenas 5G é o Corvo, na Região Autónoma dos Açores.

Numa altura em que os planos de desenvolvimento do 5G das principais operadoras estão em velocidade de cruzeiro, os cidadãos destes concelhos arriscam continuar excluídos dos benefícios associados à rede móvel de quinta geração — comunicações mais rápidas, redes mais seguras e com maior capacidade e equipamentos energeticamente mais eficientes, por exemplo.

Numa economia cada vez mais digital, há ainda o risco de se acentuarem as desigualdades entre o litoral e o interior.

Mapa dos municípios com e sem antenas 5G:

Fonte: Anacom

De acordo com o balanço da Anacom relativo ao quarto trimestre, o número de antenas 5G em território nacional ascendia a 5.842 no final de 2022 (+35% face ao trimestre anterior), distribuídas por 302 concelhos.

Apesar de haver antenas de quinta geração em 98% dos concelhos do país, estas infraestruturas ainda não chegam a metade das freguesias (1.526 freguesias já têm estações, 49% do total). Além disso, entre as freguesias consideradas de baixa densidade, 32% ainda não têm antenas e apenas 24% do total de estações localiza-se nestas mesmas.

No final do último trimestre, havia uma estação por cada 15 quilómetros quadrados, mas a Anacom nota que “este valor varia muito ao longo do território”, sendo superior à média ao longo da faixa litoral ocidental (de Viana do Castelo a Setúbal) e da faixa litoral meridional (Algarve).

“Verifica-se ainda que as zonas onde a densidade de estações é superior correspondem também àquelas onde a densidade populacional é mais elevada ou onde existe uma sazonalidade do número de habitantes”, aponta a Anacom num comunicado sobre estes dados.

Enquanto a Nos é a operadora com o maior número de estações 5G, a Meo é a que tem estações num maior número de municípios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há seis concelhos sem qualquer antena 5G

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião