Ford vai despedir 3.800 trabalhadores na Europa nos próximos dois anos

  • ECO
  • 14 Fevereiro 2023

Maioria dos cortes acontecerá na área de desenvolvimento do produto. Serão despedidos 2.300 trabalhadores na Alemanha, 1.300 no Reino Unido e 200 noutras geografias.

A Ford vai despedir quase 4.000 trabalhadores na Europa nos próximos dois anos. A notícia foi avançada pelo Financial Times, que acrescenta que a maioria dos cortes será na área de desenvolvimento do produto, afetando, essencialmente, designers, engenheiros e testers.

A empresa tem vindo a reduzir o número de funcionários na Europa para cortar despesa e tentar regressar aos lucros. A fabricante já abandonou a produção do Ford Fiesta e Ford Focus e quer dedicar-se apenas aos elétricos. Assim, “o trabalho que é necessário [para produzir carros] é menor por causa desta simplificação”, explicou o responsável pela Ford no Reino Unido, Tim Slatter, ao jornal inglês. O objetivo é que em 2030 sejam apenas vendidos carros elétricos.

Atualmente, a empresa tem 34.000 funcionários na Europa, dos quais 3.800 ficarão sem emprego nos próximos meses. Com a redução esperada de 11% da força de trabalho da Ford, serão despedidos 2.300 trabalhadores alemães (1.700 da área de desenvolvimento do produto) e 1.300 trabalhadores no Reino Unido (1.000 destes pertencentes à mesma área) e 200 noutras geografias. Os cortes previstos compõem 40% da equipa de desenvolvimento de produto da Ford na Europa.

No verão de 2022, a empresa também levou a cabo despedimentos na mesma área nos EUA, Canadá e Índia. O responsável pela Ford na Europa, Martin Sander, assume que “estas são decisões difíceis, que não são tomadas de forma leviana”, e reconhece “a incerteza que criam na equipa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ford vai despedir 3.800 trabalhadores na Europa nos próximos dois anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião