Empresas tech despediram mais de 75.000 pessoas só em janeiro

Só no primeiro mês do ano, as empresas tech despediram mais de 75.000 profissionais, quase metade do total de despedimentos em 2022. Google e Microsoft foram as que cortaram mais postos de trabalho.

A grande onda de despedimentos na indústria tecnológica extingui dezenas de milhares de postos de trabalho numa questão de semanas e transformou janeiro no mês mais difícil que este setor já alguma vez viu. Só no primeiro mês do ano, as empresas tech despediram mais de 75.000 profissionais. Um número que fica perto da metade de todos os despedimentos no setor que ocorreram em 2022. Google, Microsoft, Amazon e Salesforce foram as que mais despediram, avança a TradingPlatforms, com base em dados do apresentados pelo Layoffs.fyi.

“Os gigantes tecnológicos já foram forçados a tomar medidas dolorosas de redução de custos em 2022, após anos de lucros crescentes e de sucesso aparentemente interminável. A inflação e as elevadas taxas de juro (…) causaram quedas colossais de receitas e perto de 160.000 cortes de empregos em todo o setor”, pode ler-se.

“Os despedimentos em massa no setor tecnológico começaram em maio do ano passado, tendo-se registado mais de 12.500 perdas de postos de trabalho. Em junho, outras 18.100 pessoas na indústria perderam os seus empregos, mas as empresas de tecnologia relataram igualmente cortes de empregos chocantes em julho, agosto e outubro. O número de despedimentos disparou em novembro, o pior mês em 2022 [52.370].”

No entanto, o ano ainda agora começou e já trouxe uma onda ainda maior de despedimentos. “Em apenas duas semanas, mais de 30.000 funcionários foram despedidos da Amazon, Microsoft e Google, e o número mais do que duplicou até ao final do mês”.

As empresas americanas tiveram um papel muito significativo na onda de despedimentos registada em 2023, com quase 70% de todos os cortes de postos de trabalho efetuados em janeiro a registarem-se em empresas com sede nos Estados Unidos da América (EUA).

A Google foi a empresa que efetuou a maior ronda de despedimentos, atingindo 12.000 profissionais. No entanto, a Microsoft, a Amazon e a Salesforce estão imediatamente a seguir, tendo procedido à eliminação de 10.000, 8.000 e 8.000 postos de trabalho, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas tech despediram mais de 75.000 pessoas só em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião