Mais portugueses pediram crédito ao consumo em dezembro mas com valores mais baixos

  • Lusa
  • 15 Fevereiro 2023

O valor do novo crédito automóvel ascendeu a 230 milhões de euros em dezembro de 2022, um aumento de 9,3% face a novembro. O crédito pessoal concedido somou 257 milhões, uma descida de 10,2%.

O montante total de novos contratos de crédito aos consumidores manteve-se praticamente inalterado em dezembro de 2022 face ao período homólogo, mas o número de novos contratos aumentou 4,6%, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os dados provisórios do regulador sobre a evolução dos novos créditos aos consumidores, o montante total dos novos créditos fixou-se em 592,5 milhões de euros em dezembro do ano passado, reduzindo-se em 0,3% face a dezembro de 2021.

Contudo, o número total de novos contratos de crédito aos consumidores ascendeu a 128.289, um aumento de 4,6% face ao período homólogo. Por outro lado, na comparação face a novembro o montante total dos novos contratos de crédito aos consumidores reduziu-se em 2,8%, enquanto o número de total de novos contratos registou uma queda de 5,2%.

Os dados do banco central indicam que o valor do novo crédito automóvel ascendeu a 230 milhões de euros em dezembro de 2022, um aumento de 9,3% face a novembro, correspondendo a 14.755, um acréscimo de 8,4%. Já o crédito pessoal concedido somou 257 milhões de euros, uma descida de 10,2% face a novembro, sendo a maior parcela “sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades” (246 milhões de euros).

No que respeita ao número de novos contratos de crédito pessoais ascendeu a 38.987, uma queda de 11,8% relativamente a novembro. Considerando o crédito concedido através de cartões de crédito e facilidades de descoberto, o montante de novos contratos caiu 6,4% para 106 milhões de euros, em cadeia, através de 74.547 novos contratos (um recuo de 3,8%).

O número de contratos com subvenção, em percentagem, do total de contratos de crédito aos consumidores, representa 4,7% em dezembro, o que compara com os 4,3% do período homólogo e de 4,9% em novembro. Já a proporção do montante dos novos contratos de crédito aos consumidores com subvenção representou 7,4% em dezembro de 2022, o que compara com os 6,8% em dezembro de 2021 e de 6,7% de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais portugueses pediram crédito ao consumo em dezembro mas com valores mais baixos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião