Fundo brasileiro M4 Ventures tem scaleups da fábrica de unicórnios na mira

Fundo estima até ao final do ano novas rondas de levantamento de capital duplicando para 10 milhões o capital disponível para investir no ecossistema. 

O fundo brasileiro M4 Ventures está à procura de startups nacionais para investir e ajudar no processo de entrada no mercado brasileiro. Até ao final do ano conta investir 2,5 milhões de euros em cinco startups e está a analisar oportunidades junto à fábrica de unicórnios em Lisboa. Fundo estima até ao final do ano realizar novas rondas de levantamento de capital duplicando para 10 milhões o capital disponível.

Há cerca de dois anos o fundo carimbou o passaporte para Portugal trazendo na bagagem cinco milhões de euros para investir no ecossistema de startups nacional. “Já investimos aproximadamente um milhão de euros, ainda temos boa parte do capital do fundo a investir. Investimos até agora na Modatta, SheerME e Visor.ai. E temos outras duas em fase final, onde vamos investir mais 400 mil euros no total“, revela Luís Gutman, managing partner da M4 Ventures, ao ECO.

Até ao final do ano, mais cinco empresas estão na mira do fundo brasileiro. “Devemos investir em até cinco empresas aproximadamente 2,5 milhões de euros. Queremos ter capital disponível para novas empresas e também rondas de follow on nas empresas que já investimos“, refere o managing partner. “Procuramos empresas digitais portuguesas, early stage, com forte investimento em projetos de I&D (investigação e desenvolvimento), e que tenham ambição de expandir para o Brasil. Temos no radar empresas da área da saúde, marketing digital, fintechs, e marketing de influência, por exemplo”, descreve.

Entre as empresas na mira da M4 Ventures estão as scaleups ‘incubadas’ na fábrica de unicórnios no Hub do Beato. “Tenho contacto com a Unicorn Factory desde a Web Summit de Lisboa. Acho o projeto muito bem estruturado. Estamos em conversas com algumas startups envolvidas no projeto, e esperamos divulgar novidades em breve”, diz sem mais detalhes.

Internacionalização rumo ao Brasil

Bairro (foodtech/retailtech), HolyWally (fintech), Knok (healthtech), Leadzai (adtech), ORNA (cyber security), Pleez (foodtech) e Sensei (retailtech) são as oito scaleups selecionadas para o Scaling Up Programm da Unicorn Factory Lisboa, programa que visa ajudar as empresas a dar o impulso para a internacionalização.

Empresas que, a serem investidas pela M4 Ventures, poderão fazer o caminho de internacionalização com o carimbo Brasil no passaporte – destas, apenas a Sensei já está com projetos de lojas sem caixa com parceiro local, o brasileiro Grupo Muffato – mercado onde, tradicionalmente, não tem sido fácil a entrada para as empresas portuguesas.

A M4 Ventures quer ajudar neste processo. Como? “Temos uma rede enorme de contatos, empresas, parceiros e profissionais que podem ajudar as empresas nesta jornada. Além da nossa própria experiência e track record com startups no Brasil, com casos de exit bem sucedidos e até abertura de capital (IPO). Sabemos do desafio que é ter um negócio no Brasil, e este é justamente o diferencial que queremos levar aos empreendedores portugueses”, garante.

Tenho contacto com a Unicorn Factory desde a Web Summit de Lisboa. Acho o projeto muito bem estruturando. Estamos em conversas com algumas startups envolvidas no projeto, e esperamos divulgar novidades em breve.

Luís Gutman

Managing partner M4 Ventures

Duas das empresas investidas pela M4 Ventures já foram ao Brasil. Resultado? “As duas empresas já possuem advogados brasileiros especializados nas suas áreas a lhes apoiar e preparar a estrutura segura para entrar no Brasil. Uma delas inclusive já possui equipa alargada local, com profissionais de marketing, TI, growth e financeiro a preparar o soft launch no mercado brasileiro ainda neste 1.º semestre“, refere, sem mais detalhes.

E que tipo de startups estão os investidores brasileiros interessados? “Pela dimensão do país, é importante que as empresas sejam escaláveis e com pensamento global desde o início. O Brasil pode ser o centro de expansão destas empresas para a América Latina e até mesmo EUA. O público brasileiro é extremamente digital e conectado, então tudo que tem a ver com mobilidade, serviços e produtos que melhorem a vida das pessoas, tem um apelo enorme para os investidores”, aponta Luís Gutman.

Com a Web Summit a realizar-se este ano, em maio, pela primeiro vez no Brasil, no Rio de Janeiro, Luís Gutman admite que a cimeira é “fundamental” para a estratégia de crescimento do fundo. “Diferente da nossa estratégia para o evento de Lisboa, queremos levar ao Rio de Janeiro as nossas empresas e conectar com parceiros, clientes e, até mesmo, novos investidores. Consideramos este evento fundamental para a nossa estratégia”, diz.

Nos planos do M4 Ventures está também o reforço do montante de investimento, ainda este ano. “Até o final de 2023 teremos novas rondas de fund raising, onde esperamos chegar até os 10 milhões de euros captados no total para o fundo”, revela.

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