EY lança 9.ª edição do prémio “EY Entrepreneur of the Year Portugal”

Guy Villax, que no ano passado deixou o cargo de CEO da farmacêutica Hovione, foi o último vencedor deste prémio.

Vem aí a 9.ª edição do prémio “EY Entrepreneur of the Year Portugal”, que celebra os empreendedores que superam os obstáculos para concretizar a sua visão de negócio, criar valor e mudar o mundo. O período de candidaturas já arrancou e decorre até 12 de maio. Guy Villax, que no ano passado deixou o cargo de CEO da farmacêutica Hovione, foi o último vencedor deste prémio.

“Cada edição do ‘EY Entrepreneur of the Year’ é uma renovação do nosso compromisso com o empreendedorismo e o seu papel na economia, a consagração do legado de empresários que se destacam pelo seu percurso e uma fonte de inspiração para os que começam agora a construir negócios e valor”, afirma João Alves, country managing partner da EY Portugal, citado em comunicado.

 

Em Portugal, o estatuto de ‘EY Entrepreneur of the Year Portugal’ já foi reconhecido a personalidades como Belmiro de Azevedo (Sonae), Carlos e Jorge Martins (Martifer), Carlos Moreira da Silva (BA Glass), Dionísio Pestana (Grupo Pestana), Manuel de Mello (Nutrinvest), Bento Correia/Miguel Leitmann (Vision-Box) e António Rios de Amorim (Corticeira Amorim).

Em comum, os gestores têm a “capacidade de identificar oportunidades, construir e liderar equipas em torno de um objetivo comum ou tenacidade e resiliência perante a adversidade com apoio à criação de valor, além da atividade empresarial”, detalha a EY.

Para António Horta Osório, presidente do júri da edição deste ano, o ‘EY Entrepreneur of the Year’ destaca e dá palco àquela que “deve ser uma prioridade nacional”. Ao mundo empresarial cabe um “papel fundamental a desempenhar na condução da inovação, na medida em que são as empresas que conhecem melhor os seus mercados”, o que “implica ter uma atitude de espírito de inovação permanente”, coonsidera.

Candidaturas abertas

As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 12 de maio, com o máximo de três elementos que mantenham uma participação ativa na gestão da empresa (funções executivas ou de chairman ativo).

A organização tem de estar estabelecida em Portugal há, pelo menos, dois anos, apresentar um volume anual de negócios superior a 10 milhões de euros e possuir um mínimo de 10 colaboradores.

O anúncio dos finalistas terá lugar a 26 de maio e a entrega do prémio será feita a 29 de junho de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EY lança 9.ª edição do prémio “EY Entrepreneur of the Year Portugal”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião