UMinho atribui Prémio de Mérito Científico a António Salgado

A distinção é atribuída anualmente a investigadores da UMinho que se destaquem pela sua atividade de excelência.

A Universidade do Minho entregou o Prémio de Mérito Científico 2023 a António Salgado, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina. A distinção é atribuída anualmente a investigadores da UMinho que se destaquem pela sua atividade de excelência.

“É sempre muito importante ter o reconhecimento da instituição para a qual trabalho. É grande a honra de fazer agora parte de uma lista de premiados onde encontramos dos melhores cientistas da UMinho, inclusive dois meus antigos orientadores”, comenta António Salgado.

“Sendo a primeira vez que este prémio é atribuído a alguém que está na carreira de investigador, acaba por ser testemunho da qualidade do trabalho que os investigadores realizam dentro da universidade”, acrescenta, citado em comunicado.

Bracarense de 45 anos, António Salgado é licenciado em Biologia Aplicada, doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais – Engenharia de Tecidos e Materiais Híbridos, e agregado em Ciências da Saúde. É investigador coordenador e vice-presidente para a Investigação na Escola de Medicina da UMinho, liderando a equipa temática ReNEU no ICVS. Centra a investigação no desenvolvimento de estratégias terapêuticas em medicina regenerativa do sistema nervoso central através da utilização do secretoma de células estaminais.

O premiado é ainda autor de mais de 145 artigos científicos, 20 capítulos de livros e duas patentes, tendo editado também um livro. Foi incluído no ranking de Stanford/Elsevier, que reúne o top 2% de cientistas a nível mundial. É também presidente da Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapias Celulares.

Ao longo da carreira, António Salgado teve várias distinções, como o Prémio Gulbenkian Investigação na Fronteira das Ciências da Vida e o Prémio de Investigação Melo e Castro, atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UMinho atribui Prémio de Mérito Científico a António Salgado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião