Ibersol dispara mais de 6% com subida à primeira liga da bolsa

Empresa que explora a Pizza Hut e Taco Bell vai regressar ao principal índice português. Ações valorizam mais de 6% no arranque de uma sessão que promete ser movimentada para a Ibersol.

As ações da Ibersol disparam 6,21%, para 6,84 euros, um desempenho que surge depois de a empresa que explora as cadeias de restauração Pizza Hut ou Taco Bell ter sido promovida à principal montra da bolsa de Lisboa.

A Euronext anunciou esta quarta-feira a inclusão da Ibersol no PSI, o índice de referência lisboeta, juntando-se às 15 maiores cotadas nacionais a partir do dia 20 de março e um ano depois da despromoção.

Logo no arranque da sessão foram negociados 13 mil títulos da cotada, antecipando-se um dia bastante movimentado para a Ibersol, que normalmente, em média, negoceia 8.700 ações diariamente.

Desde o início do ano, o título acumula uma valorização de 16%, que pode agora ser potenciada pelo facto de ganhar maior visibilidade e notoriedade junto dos investidores com a subida ao PSI.

Os números dos primeiros nove meses do ano dão conta da melhoria significativa dos resultados da Ibersol, que apresenta um valor de mercado de cerca de 300 milhões. As vendas dispararam quase 65% para 398,6 milhões de euros, já acima das receitas obtidas em 2019, antes da pandemia. O lucro mais do que triplicou para 14,6 milhões entre janeiro e setembro.

No ano passado, a Ibersol vendeu os restaurantes Burger King que tinha em Portugal e Espanha à Restaurant Brands Iberia, num negócio que rendeu 160 milhões de euros.

O PSI cai 0,55% para 6.022,72 pontos num arranque negativo um pouco por toda a Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ibersol dispara mais de 6% com subida à primeira liga da bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião