Ibersol regressa ao PSI um ano depois da saída

Euronext anunciou a promoção da Ibersol ao principal índice português, do qual havia saído há exatamente um ano. PSI vai passar a ter 16 cotadas dentro de duas semanas.

A Ibersol está de regresso ao PSI, um ano depois de ter saído da principal montra acionista portuguesa, anunciou esta quarta-feira a Euronext Lisboa. A empresa que explora as cadeias de fast food KFC, Taco Bell, Pans & Company, entre outras marcas, passará a integrar o PSI a partir do dia 20 de março.

Com a promoção da Ibersol, o PSI passa a ter 16 cotadas, isto apesar de o índice já não ter um número mínimo de membros desde que a Euronext alterou as regras em 2021 – quando o PSI “deixou cair” o 20 e passou a admitir apenas as empresas que tivessem um free float (o valor de mercado das ações de uma empresa que estão efetivamente em circulação) acima dos 100 milhões de euros.

Esses novos critérios expulsaram na altura três cotadas do PSI: Ibersol, Novabase e Ramada. Desde então, a Ibersol recuperou terreno na bolsa, com a reabertura da economia, o regresso do turismo e a alta dos preços a impulsionarem a cotação da empresa que regista, atualmente, um free float de cerca de 95 milhões de euros.

Os números dos primeiros nove meses do ano dão conta da melhoria significativa dos resultados da Ibersol. As vendas dispararam quase 65% para 398,6 milhões de euros, já acima das receitas obtidas em 2019, antes da pandemia. O lucro mais do que triplicou para 14,6 milhões entre janeiro e setembro.

No ano passado, a Ibersol vendeu os restaurantes Burger King que tinha em Portugal e Espanha à Restaurant Brands Iberia, num negócio que rendeu 160 milhões de euros.

Ao subir ao principal escalão da bolsa portuguesa, a Ibersol ganha maior visibilidade e notoriedade junto dos investidores.

O PSI volta a ser alvo de uma revisão a 7 de junho.

(Notícia atualizada às 18h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ibersol regressa ao PSI um ano depois da saída

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião