NOS pretende distribuir 221,5 milhões de euros de dividendos

  • ECO
  • 14 Março 2023

A operadora de telecomunicações pretende aumentar em mais de 54% a distribuição de dividendos pelos seus acionistas e aprovar um plano de compra e venda de ações e obrigações próprias.

A NOS NOS 0,00% agendou para 5 de abril a assembleia de acionista da empresa onde, além da aprovação das contas do exercício de 2022, pretende aprovar a distribuição de 221,5 milhões de euros sob a forma de dividendos pelos acionistas e um plano de compra e venda de ações e obrigações próprias.

Este valor traduz-se em 43 cêntimos por ação, mais 54,7% face ao ano passado, por conta de um dividendo extraordinário de 15,2 cêntimos por ação que acumula a um dividendo ordinário de 27,8 cêntimos (o mesmo que no ano passado), pela “concretização da operação de venda de um portefólio adicional de sites da sua rede móvel e dos correspondentes encaixe financeiro e ganho extraordinários concretizados em 2022 e refletidos na situação patrimonial da NOS”, refere a empresa em comunicado enviado à CMVM.

Os acionistas da operadora de telecomunicações serão também chamados a deliberar sobre a concessão de autorização ao Conselho de Administração para a aquisição e alienação de ações próprias pela sociedade e sociedades dependentes “até ao limite correspondente a 10% do capital social da Sociedade” e ainda para a aquisição e alienação de obrigações próprias.

Estas deliberações vêm no seguimento da apresentação de resultados da empresa a 7 de março, que revelou lucros de 138,5 milhões de euros. Menos 4% face ao ano anterior, como resultado do “crescimento acentuado das depreciações e amortizações como resultado dos fortes investimentos” que tem feito, “bem como pelo impacto da inflação em toda a estrutura de custos”.

A votação estará também a deliberar sobre a proposta de alteração à política de remuneração dos membros dos órgãos de administração e de fiscalização, apresentada pela Comissão de Vencimentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

NOS pretende distribuir 221,5 milhões de euros de dividendos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião