SEF recebeu 42 mil pedidos de residência no novo portal em três dias

O portal, que começou a funcionar na segunda-feira, possibilita que imigrantes da CPLP com processos pendentes até 31 de dezembro de 2022 possam obter a autorização de residência de forma automática.

Em três dias, o portal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) recebeu 42 mil registos de autorização de residência de cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), revelou o inspetor do SEF, Pedro Rainho, na RTP3.

O portal, que começou a funcionar na segunda-feira, possibilita que imigrantes da CPLP com processos pendentes até 31 de dezembro de 2022 possam obter a autorização de residência de forma automática, sem necessidade de deslocação a um posto de atendimento do SEF.

Estes vistos são válidos por um ano, mas podem ser renovados duas vezes por períodos de dois anos; custam 15 euros e podem demorar, em média, três dias. Mas Pedro Rainho precisou que ainda não há vistos prontos para entrega.

De acordo com dados oficiais, existem cerca de 150 mil imigrantes dos países lusófonos em Portugal com processos pendentes no SEF.

A autorização de residência em Portugal para os cidadãos da CPLP é atribuída no âmbito do acordo de mobilidade entre os Estados-membros da organização.

Além de Portugal, integram a CPLP Cabo Verde, Brasil, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SEF recebeu 42 mil pedidos de residência no novo portal em três dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião