5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 16 Março 2023

Os CTT e a Sonae divulgam as contas de 2022, num dia marcado pela reunião do Banco Central Europeu (BCE). O Governo aprova medidas para a Habitação.

Em dia de reunião do BCE, os CTT e a Sonae apresentam os resultados em 2022. Há ainda Conselho de Ministros para aprovar duas medidas do pacote de medidas para a habitação.

Nova reunião do BCE

A falência nos Estados Unidos do Silicon Valley Bank (SVB) e as suas repercussões nos outros estabelecimentos bancários criam um desafio adicional para o Banco Central Europeu (BCE), que esta quinta-feira se reúne novamente para discutir uma nova subida das taxas de juro para travar a inflação. A instituição pondera “aumentar menos” as taxas de juro, depois de previamente ter indicado que subiria em 50 pontos base.

Resultados da Sonae

Dias depois de Cláudia Azevedo, presidente executiva da Sonae, afirmar que está em curso “uma campanha de desinformação sobre as causas da inflação alimentar”, a dona do Continente apresenta os resultados financeiros relativos ao ano passado, antes da abertura do mercado. Ao final da manhã fala em conferência de imprensa. Em 2021, os lucros da Sonae atingiram o valor mais elevado dos últimos oito anos, ao crescerem 45,6% para 268 milhões de euros.

Como reagem os mercados à turbulência dos últimos dias?

Depois das falências do Silicon Valley Bank (SVB) e Signature Bank nos EUA, bem como a queda das ações do Credit Suisse, o medo voltou a dominar os mercados financeiros, preocupados com uma eventual repetição de crises passadas.

Resultados dos CTT

Os CTT apresentam as contas anuais de 2022 após o fecho do mercado, sendo que, no ano anterior, mais do que duplicaram os lucros, para um resultado líquido de 38,4 milhões de euros. No início deste mês, a empresa aumentou os preços dos serviços de correspondências, correio editorial e encomendas em 6,58%, em resultado da inflação e da queda do tráfego do correio.

Conselho de Ministros sobre Habitação

Esta quinta-feira decorre novo Conselho de Ministros dedicado ao setor da habitação. Está prevista a aprovação de dois decretos-lei, nomeadamente um que diz respeito ao apoio extraordinário da renda e outro acerca da bonificação dos juros no crédito à habitação. O objetivo, segundo o Ministério que tutela o setor, é que “os apoios às famílias cheguem ao terreno rapidamente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião