Preço do gás cai 7% para 39,85 euros por MWh

  • Joana Abrantes Gomes
  • 20 Março 2023

Os preços do gás arrancam a semana a estender as perdas dos últimos cinco dias, negociando já abaixo dos 40 euros por MWh numa altura em que o clima começa a aquecer e a procura é mais baixa.

Depois de terem registado a maior queda semanal desde o início do ano, os preços do gás continuam a cair na manhã desta segunda-feira, à medida que as temperaturas mais amenas reduzem a procura e a oferta desta matéria-prima.

O contrato de gás TTF para entrega em abril, negociado em Amesterdão e que serve de referência para o mercado europeu, está a desvalorizar 7% para 39,85 euros por megawatt-hora (MWh), de acordo com a base de dados Barchart. Nos últimos cinco dias, acumula perdas de 19,63%.

Evolução do preço do gás nos últimos três meses

Fonte: Barchart

Este desempenho acontece numa altura em que se preveem temperaturas acima do normal no noroeste da Europa ao longo desta semana, marcada pelo início da primavera.

Um clima mais ameno irá aliviar a pressão nos locais de armazenamento de gás, sendo que as reservas estão agora cerca de 56% cheias, o que significa que será necessário reabastecê-las menos do que o habitual durante o verão.

Entretanto, segundo a Bloomberg, o gás natural liquefeito continua a chegar aos terminais europeus a níveis superiores aos habituais para a época do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gás cai 7% para 39,85 euros por MWh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião