5 coisas que vão marcar o dia

  • Mariana Marques Tiago
  • 22 Março 2023

Fed anuncia nova subida das taxas de juro. Costa vai ao Parlamento e o ministro da Educação volta a negociar com sindicatos. INE divulga preços da habitação e Jerónimo Martins os resultados de 2022.

A Reserva Federal norte-americana deve anunciar nova subida das taxas de juro. Costa participa nos debates sobre política geral e de preparação para o Conselho Europeu e o ministro da Educação volta a negociar com os sindicatos. O INE divulga preços da habitação e a Jerónimo Martins apresenta os resultados de 2022.

Reunião da Fed

A Reserva Federal norte-americana (Fed) reúne esta quarta-feira e deve chegar a uma nova decisão de política monetária: é esperado o anúncio de uma nova subida das taxas de juro. Desde o colapso do Silicon Valley Bank, dia 10 de março, que alguns investidores acreditam que a Fed vai abrandar o ritmo da subida das taxas de juro (que alguns economistas defendem ter sido demasiado rápida).

Debate sobre política geral

Em dia de debate sobre política geral, António Costa vai ao Parlamento abordar os principais assuntos que têm marcado os últimos dias. É esperado que o primeiro-ministro aborde temas como o aumento do preço dos bens alimentares e as novas medidas de apoio às famílias que deverão ser apresentadas até ao final da semana.

Depois deste, segue-se o debate preparatório do Conselho Europeu (onde Costa também estará presente), que terá lugar na quinta e sexta-feira. Os líderes da União Europeia (UE) vão debater, em Bruxelas, os últimos desenvolvimentos no que toca à invasão da Ucrânia e o consequente apoio da UE ao país; a competitividade europeia, a situação económica e energética e temas como a migração.

INE divulga dados sobre preços da habitação

Também o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga dados esta quarta-feira, nomeadamente o Índice de Preços da Habitação relativo ao quatro trimestre de 2022. Este índice tem como objetivo medir a evolução dos preços dos alojamentos familiares adquiridos pelas famílias em Portugal entre outubro e dezembro.

Os últimos dados avançados pelo INE indicavam que, no período de julho a setembro, o índice aumentou 13,1% face aos mesmos três meses do ano anterior (um incremento inferior em 0,1 pontos percentuais ao que tinha sido registado).

Educação volta a sentar-se à mesa com sindicatos

O Ministério da Educação e os sindicatos dos professores voltam a reunir-se. Um dos temas da discussão liderada por João Costa deverá ser a progressão na carreira docente. A última reunião, há cerca de uma semana e meia, não teve o resultado esperado: a conclusão das negociações sobre o novo modelo de recrutamento e colocação de docentes, entretanto aprovado pelo Governo no dia 16.

Jerónimo Martins apresenta resultados do ano

A Jerónimo Martins apresenta, após o encerramento do mercado, os resultados obtidos em 2022. A empresa que detém o Pingo Doce já ocupa o 47º lugar no ranking de maiores retalhistas do mundo. Em 2021, os lucros da empresa aumentaram 48,3%, atingindo 463 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião