Espanhóis da Healthcare Activos compram edifício da CUF no Montijo

  • Ana Petronilho
  • 21 Março 2023

Healthcare Activos, que tem como acionista o fundo soberano do Abu Dhabi, investiu 100 milhões em Portugal através de ativos imobiliários. Clínica da CUF no Montijo abriu portas em dezembro de 2022.

A Healthcare Activos, empresa espanhola de ativos imobiliários, comprou o edifício onde funciona a recente clínica da CUF no Montijo. Em comunicado, a Healthcare Activos, que tem como principal acionista o fundo soberano do Abu Dhabi, diz que os investimentos imobiliários em Portugal ascendem a 100 milhões de euros.

A notícia, avançada pelo PlantaDoce, não revela os valores da transação que envolve o imóvel onde funciona a mais recente clínica da CUF, inaugurada em dezembro de 2022, e que contou com um investimento de cerca de dez milhões de euros por parte do grupo privado de saúde. O anterior proprietário do imóvel é a empresa portuguesa Rockmont Properties, sabe o ECO.

Esta é a terceira operação da empresa espanhola em Portugal que desta forma alarga o seu portfólio imobiliário no país depois de em outubro de 2020 ter comprado o edifício onde funciona o Hospital Trofa Saúde em Vila Real, numa operação avaliada em 25 milhões de euros.

Em dezembro do ano passado, a Healthcare Activos comprou à FSG Saúde, a sociedade gestora de fundos imobiliários da seguradora Fidelidade, dois dos 26 hospitais explorados pela Luz Saúde, em contratos de arrendamento de longo prazo.

O edifício da CUF no Montijo tem uma área de 2.226 metros quadrados, onde funcionam um total de 30 gabinetes dos quais 16 são para consultas médicas, a que se somam duas salas de exames, duas salas de tratamento e laboratórios somando-se uma zona de radiologia com ressonância magnética, TAC ou ecografias e mamografias. Esta unidade de saúde não conta com internamentos.

Desde que abriu atividade, em 2016, a empresa espanhola especializada em ativos imobiliários ligados à saúde já comprou mais de 60 imóveis que totalizam mais de 450 mil metros quadrados e que envolveram um investimento que ronda os 850 milhões de euros. O portfólio da Healthcare Activos é composto por hospitais, clínicas e residências de saúde sénior.

O fundo soberano do Abu Dabi, tem uma participação de 49,4% na empresa, a seguradora Nationale-Nederlanden em 36,44%, e a Cbre IM, com 5,34%. No geral, a Healthcare Activos compra com 50% capital e 50% de dívida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanhóis da Healthcare Activos compram edifício da CUF no Montijo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião