Sindicatos convocam greve na IP para 6 de abril. Circulação de comboios em causa

  • Lusa
  • 22 Março 2023

Greve de 24 horas prejudica circulação de comboios de passageiros e mercadorias, podendo levar ao cancelamento de viagens em véspera de feriado. Sindicato falam em "silêncio" da IP e do Governo.

Os sindicatos Sintap e Sinafe anunciaram uma greve de 24 horas na Infraestruturas de Portugal (IP) para o dia 06 de abril, apontando o “silêncio” da empresa e do Governo nas negociações com os trabalhadores, segundo um comunicado.

Considerando que a IP é a gestora da rede ferroviária nacional, a greve deverá levar ao cancelamento dos comboios da CP e da Fertagus programados para a véspera de feriado. A situação também penaliza o transporte de mercadorias.

Na nota, divulgada nesta quarta-feira, o Sintap – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos e o Sinafe – Sindicato Nacional dos Ferroviários do Movimento e Afins disseram que, “depois da jornada de luta dos passados dias 28 de fevereiro e 02 de março, os trabalhadores esperavam que a Infraestruturas de Portugal e os ministros que a tutelam encontrassem algum tempo nas suas agendas para [os] receberem”.

No entanto, quase um mês depois, e apesar de “diversas tentativas desencadeadas pelo Sinafe e pelo Sintap”, não houve “qualquer resposta e os problemas que afetam os trabalhadores não só se mantêm como se avolumam”.

“A greve ocorreu num contexto extremamente desfavorável”, recordaram, dando conta de que se verificaram “fortes constrangimentos rodoviários e ferroviários”.

“O tempo vai passando e os aumentos atribuídos pela empresa não são bastantes para enfrentar o aumento do custo de vida”, lamentaram, garantindo que “este ‘aumento por decreto’ não cobre metade da inflação verificada o ano passado”.

O Sinafe e o Sintap garantiram que “mantêm a porta aberta para a negociação, considerando que ainda existem condições para um aumento salarial digno e que traga mais poder de compra aos trabalhadores”.

No entanto, “também sabem que o silêncio da empresa e da tutela obrigam os trabalhadores a voltar à greve e, assim, no próximo dia 06 de abril” irão voltar “a parar a IP por 24 horas”, asseguraram.

Os sindicatos reivindicam o aumento dos valores salariais e do poder de compra, a retoma da negociação coletiva, a “não discriminação de trabalhadores” e mais contratações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicatos convocam greve na IP para 6 de abril. Circulação de comboios em causa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião