Feedzai e Universidade de Aveiro lideram pedido de patentes europeias

Pedidos de patentes de empresas e inventores portugueses apresentados junto do Instituto Europeu de Patentes voltaram a aumentar 7,6% no ano passado. Conheça o top 10 e as principais indústrias.

A Feedzai e a Universidade de Aveiro foram as entidades portuguesas que mais pedidos apresentaram junto do Instituto Europeu de Patentes (IEP) durante o ano passado, período em que o número de solicitações por parte de empresas e inventores de origem nacional aumentou 7,6%, pelo segundo ano consecutivo.

De acordo com a listagem divulgada pelo organismo sediado em Munique (Alemanha), a unicórnio fundada por Nuno Sebastião, que esta segunda-feira criticou o regime das stock options previsto na nova Lei das Startups, voltou a liderar a lista dos requerentes portugueses, a par da Universidade de Aveiro, ambas com um total de 20 pedidos.

Aliás, a contribuição para a inovação por parte das universidades e dos centros de investigação em Portugal continua a ser um dos destaques no mais recente balanço feito pelo IEP, ocupando seis das dez primeiras posições no IEP. A Delta e as empresas de telecomunicações Nos e Altice são os “intrusos” do lado das empresas.

Depois de ter crescido 15,5% em 2021, na comparação homóloga, no ano passado, os inventores portugueses submeteram um total de 312 pedidos de patentes no IEP, “o maior volume anual até à data e mais de 40% acima do volume registado há cinco anos”, de acordo com o IEP Patent Index 2022.

A tecnologia informática foi, de novo, a área com mais pedidos de patentes, seguida das tecnologias médicas e farmacêuticas, o que faz da saúde a indústria mais vibrante neste particular. No caso dos fármacos, o crescimento foi de 85,7%. Evidenciou-se igualmente, em linha com a tendência global, o número de inovações nacionais na área da comunicação digital, que quintuplicou.

Na liderança do ranking regional continua a estar o Norte do país, com uma quota de 36,2% do total dos pedidos de patentes, seguida de perto pela região Centro (33,3%). No entanto, o crescimento mais relevante chegou de Lisboa (+38,6%), com a área geográfica da capital portuguesa a contribuir para 25,3% do número total dos pedidos portugueses no ano passado.

A nível global, os cinco principais países de origem para pedidos de patentes no IEP foram os EUA, Alemanha, Japão, China e França. Os principais requerentes foram a Huawei, que repete o primeiro lugar, a LG (sobe uma posição face a 2021), a Qualcomm (salta de 7º para 3º), a Samsung e a Ericsson. Os dez primeiros candidatos incluem quatro empresas europeias, duas coreanas, duas americanas, uma chinesa e uma japonesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Feedzai e Universidade de Aveiro lideram pedido de patentes europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião