Preço da laranja vai aumentar apesar da isenção de IVA, avisam operadores

  • Lusa
  • 28 Março 2023

O responsável da AlgarOranje acha que IVA zero “é uma medida correta”, mas alerta que “não se pode é ficar com a expectativa que esta medida vai travar um possível aumento de preços".

A maior associação portuguesa de operadores de citrinos prevê um aumento do preço da laranja nos próximos meses, devido à quebra na produção em cerca de 50% e apesar da redução para 0% do IVA aplicado a este fruto. “Relativamente à laranja, é quase garantido, ou garantidamente, que os preços vão aumentar, porque a produção vai ser muito baixa, uma quebra de cerca 50%, e neste caso os preços sobem”, assegurou hoje à agência Lusa o presidente da Associação de Operadores De Citrinos Do Algarve (AlgarOrange), José Oliveira.

O responsável pela associação que reúne 40% dos operadores de citrinos do Algarve insistiu que “uma coisa é este abaixamento de 6% dos produtos que formam o cabaz” de produtos com IVA, que agora passará a ter uma taxa de 0%, e no qual se inclui a laranja e “outra coisa é o mercado a funcionar”. “Na mesma forma que no ano passado houve uma grande produção e os preços foram baixos, […] havendo pouco produto, a tendência será, naturalmente, para os preços subirem”, explicou José Oliveira.

Para o presidente da AlgarOrange, “normalmente quando há uma superprodução, nos anos a seguir há um abaixamento da produção”, apesar de as condições climatéricas também influenciarem os preços: “Isso é normal ao longo dos anos”, acrescentou.

Sobre a medida negociada pelo Governo de baixar o IVA, o responsável da AlgarOranje acha que “é uma medida correta”, mas voltou a dizer que “não se pode é ficar com a expectativa que esta medida vai travar um possível aumento de preços, porque no caso do produto laranja certamente não irá acontecer, devido à realidade que temos em termos de produção.

O Conselho de Ministros reuniu-se na segunda-feira, por via eletrónica, para aprovar a proposta de lei que prevê a aplicação transitória de uma isenção de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) aos produtos alimentares do cabaz alimentar essencial saudável, como medida de resposta ao aumento extraordinário dos preços dos bens alimentares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço da laranja vai aumentar apesar da isenção de IVA, avisam operadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião