Macedo “contrata” nova administradora financeira dentro da Caixa

Paula Geada lidera Caixa Gestão de Ativos e vai agora para a administração do banco público, depois da saída de Maria João Carioca para a Galp. Jorge Cardoso é o novo líder do banco de investimento.

Paulo Macedo “contratou” a nova administradora financeira da Caixa Geral de Depósitos (CGD) dentro de casa. A saída de Maria João Carioca para a Galp vai ser colmatada por Paula Geada, quadro antigo do grupo e que lidera atualmente a Caixa Gestão de Ativos, de acordo com as informações recolhidas pelo ECO. Há mais mudanças nos cargos de gestão do grupo.

Paula Geada, 52 anos, é licenciada em Economia e mestre em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Já passou por vários cargos dentro do grupo CGD, sobretudo na área de gestão de ativos, incluindo na administração da Fundger, que foi absorvida pela Caixa Gestão de Ativos em 2020, dando lugar a uma “super gestora” de ativos. Aguarda agora pela conclusão do processo de avaliação e adequação (fit & proper) no Banco Central Europeu e Banco de Portugal para iniciar funções de CFO do banco do Estado.

Com a saída de Maria João Carioca, que se concretiza esta sexta-feira, o cargo de administrador financeiro passará a ser exercido pelo administrador Francisco Cary de forma temporária e até “à data de início do exercício de funções do novo membro”, segundo comunicou o banco público esta quarta-feira ao mercado.

Quanto a Carioca, que estava a meio do seu segundo mandato no banco público, irá para a administração da petrolífera portuguesa que promoveu recentemente o seu CFO a CEO. A gestora ex-Euronext irá exercer as mesmas funções de administradora financeira, agora na Galp.

A Caixa registou lucros de 843 milhões de euros no ano passado, uma subida de 45,5% em relação a 2021. Finalizado o plano de reestruturação há dois anos, o banco público poderá ser protagonista no processo de consolidação que se avizinha no setor bancário português com o Novobanco.

Jorge Cardoso lidera CaixaBI

Também há mudanças na administração do banco de investimento da Caixa. Jorge Cardoso vai liderar o CaixaBI, do qual já era administrador.

Jorge Cardoso ingressou no Novobanco com a equipa de Stock da Cunha e por lá permaneceu com António Ramalho até 2021. Regressou ao lugar de origem há dois anos no CaixaBI, como diretor-coordenador. Entretanto, foi nomeado para a administração do banco de investimento no ano passado e ascende agora ao topo.

Contactada pelo ECO, a Caixa preferiu não comentar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Macedo “contrata” nova administradora financeira dentro da Caixa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião