Compra de bombas de calor dispara e atinge recorde na Europa

A nível global, as vendas cresceram 11% em 2022. Foi o segundo ano consecutivo em que o crescimento da compra destes equipamentos atingiu os dois dígitos.

As vendas de bombas de calor na Europa, em 2022, dispararam 40% face ao ano anterior, atingindo um nível recorde de quase três milhões, indica a Agência Internacional de Energia, num estudo publicado esta sexta-feira.

Um maior apoio em termos de políticas e incentivos para as bombas de calor, à luz dos preços elevados de gás natural, a par dos esforços para reduzir as emissões com efeito de estufa, foram fatores chave para a forte subida [nas vendas]”, lê-se no relatório.

Também a impulsionar os números, esteve o anúncio, no ano passado, da Comissão Europeia de que planeia duplicar a instalação de bombas de calor. “A maioria dos países da UE [União Europeia] oferecem incentivos financeiros que fazer com que este objetivo seja atingível. Itália, França e Alemanha, em conjunto, representam quase metade das vendas europeias.

A nível global, as vendas cresceram 11% em 2022, tornando-o o segundo ano consecutivo em que o crescimento da compra destes equipamentos foi de dois dígitos. Se este ritmo se mantiver, o peso das bombas de calor no aquecimento de edifícios pode duplicar até 2030, estima a AIE.

Nos Estados Unidos, as compras de bombas de calor excederam as de aquecimento a gás. Na China, que é o maior consumidor destes equipamentos, as vendas mantiveram-se estáveis.

As bombas de calor são descritas pela AIE como “a tecnologia central na transição para um aquecimento seguro e sustentável”, substituindo equipamentos a carvão e petróleo. Para estarem alinhadas com os objetivos de descarbonização mundiais, terão de responder a 20% das necessidades de aquecimento globais até 2030. Uma “conquista” que só é possível se o ritmo de crescimento das vendas se mantiver.

Por agora, as instalações estão sobretudo concentradas em novos edifícios e casas unifamiliares. Mas edifícios com vários apartamentos e espaços comerciais terão de ser uma área prioritária para continuar o crescimento “sólido”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Compra de bombas de calor dispara e atinge recorde na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião