Hoje nas notícias: Marcelo, linha de Évora e vistos gold

  • ECO
  • 6 Abril 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Presidente da República não tenciona continuar as visitas conjuntas com o primeiro-ministro a obras financiadas pela ‘bazuca’ europeia, apostando antes no poder da palavra e da ameaça de veto. Há atrasos na construção da linha de Évora, que arrisca perder o acesso a fundos europeus. O fim do regime dos vistos gold interrompe projetos de 34 milhões de euros na cultura. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Marcelo não tenciona voltar às ‘Presidências Abertas’ de Costa

Depois das visitas em conjunto com o primeiro-ministro a obras financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência, fontes de Belém adiantam ao Expresso que Marcelo não deverá participar mais nessas visitas, já que dizer em voz alta o que está mal não consta do seu guião. O próprio Presidente da República continua a demarcar-se do registo das Presidências Abertas de Mário Soares, pelo que, daqui até às europeias, procurará insistir sobretudo no poder da palavra e na ameaça de veto de diplomas.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Linha de Évora arrisca só ficar pronta em 2025 e perder fundos europeus

Os atrasos nos troços que estão a cargo dos consórcios da Sacyr e da Comsa arriscam atirar para 2025 a conclusão da construção da ligação entre Évora e a fronteira espanhola. Esta linha está incluída no plano Ferrovia 2020, que exige que os projetos estejam concluídos até ao final de 2023, o que antecipa para a Infraestruturas de Portugal (IP) um problema com o financiamento comunitário a este corredor, já que não é reprogramável para o Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Executivo falha prazo para reestruturar serviços a integrar nas regiões

A reestruturação dos serviços a integrar nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) deveria acontecer “até ao final de março de 2023”, mas o prazo não foi cumprido. Isto depois da reestruturação das CCDR também ainda não estar completa, um passo que estava previsto ser concluído em janeiro.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Fim dos vistos gold interrompe projetos de 34 milhões na cultura

O fim do programa dos vistos gold, uma das medidas do pacote para a crise na habitação, vem interromper alguns investimentos que já estavam previstos. A cultura é uma das áreas afetadas, sendo que estavam previstos investimentos de 34 milhões de euros para projetos relacionados com a arte cinematográfica, principalmente no interior do país.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Só 35% dos trabalhadores do Estado vão ter aumentos acima da inflação

O Governo decidiu rever o aumento dos funcionários públicos, para ter em conta a inflação de 2022 que ficou mais alta do que o previsto. No entanto, apenas cerca de um terço — 35 % dos trabalhadores do Estado — vai ter aumentos acima da inflação média anual do ano passado, que foi de 7,8%.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Marcelo, linha de Évora e vistos gold

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião