Pilotos temem que dona da Iberia queira “estrangular” a TAP

Os pilotos estão "muito preocupados" com o avanço do grupo IAG para a compra do capital da TAP, afirmou o presidente do sindicato. Tripulantes partilham o mesmo sentimento.

O presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) considera “muito preocupante” a entrada do grupo IAG, dono da British Airways e da Iberia, na corrida à reprivatização da TAP. Tiago Faria Lopes sustenta que o aeroporto de Madrid, que serve de hub à companhia espanhola, quererá estrangular a infraestrutura da capital portuguesa.

O ECO noticiou esta quinta-feira que o grupo IAG selecionou o escritório de advogados Vieira de Almeida e a agência de comunicação Cunha Vaz & Associados para assessorar o processo de corrida à compra do capital da TAP. Uma notícia recebida com muita preocupação pelo SPAC.

“O grupo IAG já contratou um escritório de advogados para vir para Portugal. Estamos a ver que a TAP poderá ser vendida ao grupo IAG e isto é muito preocupante para nós“, afirmou Tiago Faria Lopes em declarações à RTP3.

“Não há dois hubs a menos de 900 quilómetros de distancia. Lisboa e Madrid estão muito perto. Madrid tem um aeroporto a metade da sua capacidade e terá todo o interesse em estrangular a TAP e destruir o seu hub. Isso significa uma ruína total da aviação em Portugal“, sustentou. “Nada contra a Iberia e a British Airways, mas isto é muito preocupante”, reiterou.

Tripulantes de cabina com opinião idêntica

Ricardo Penarroias, presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), disse, também à RTP3, que os tripulantes de cabina têm a mesma opinião sobre o grupo IAG, mostrando preocupação com “qualquer comprador que tenha um hub principal tão próximo do hub Lisboa e do Porto“. “Pode enfraquecer a posição de Lisboa”, afirmou.

“Eu espero do que ao contrário do que aconteceu no passado, a privatização seja séria e que os sindicatos sejam ouvidos de forma clara”, acrescentou Ricardo Penarroias, salientando que é preciso “respeitar os trabalhadores e os interesses do país”.

O IAG tem sido um dos principais atores da consolidação do setor na Europa. Em fevereiro, anunciou um acordo para comprar a totalidade do capital da espanhola Air Europa, do empresário Juan José Hidalgo. Pagou 400 milhões para ficar com os 80% que ainda não controlava. Agora volta as atenções para a TAP.

Os dois outros principais interessados na operadora aérea portuguesa são a Lufthansa e do grupo Air-France – KLM. A companhia alemã assumiu durante a apresentação dos resultados de 2022, no início de março, que os alvos mais interessantes para fusões e aquisições na Europa são a TAP e a ITA, estando a negociar com o governo italiano a aquisição de 40% do capital desta última. Em meados de fevereiro, também o CEO do grupo franco-holandês deixou elogios à companhia portuguesa.

(notícia atualizada às 12h10 com declarações do SNPVAC)

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