Fisco está a calcular mal o benefício fiscal dos municípios no IRS, conclui tribunal arbitral

  • ECO
  • 14 Abril 2023

Tribunal arbitral chumbou entendimento do Fisco que, ao calcular os 5% da coleta de IRS que vai para as câmaras e estas podem devolver aos residentes, não leva em conta todos os rendimentos.

Um tribunal arbitral concluiu que o Fisco tem estado a calcular mal o benefício fiscal dos municípios, que se aplica quando as autarquias prescindem, a favor dos residentes, da parcela de 5% da coleta de IRS a que têm direito, noticia o Jornal de Negócios.

No âmbito de um diferendo entre um casal de contribuintes e a Autoridade Tributária (AT), o Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD) ditou que o Fisco, ao contabilizar o benefício fiscal dos municípios nas liquidações do IRS, deve ter em conta não só os rendimentos englobados e tributados às taxas progressivas de IRS, como agora faz, mas também os restantes, ainda que não englobados e alvo de taxas especiais de imposto, explica o jornal.

Embora se trate de um caso concreto, cujo desfecho se aplica apenas a estes contribuintes, a decisão arbitral abre portas a que outros sujeitos passivos possam, igualmente, seguir o mesmo caminho. O Negócios refere que a decisão já transitou em julgado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco está a calcular mal o benefício fiscal dos municípios no IRS, conclui tribunal arbitral

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião