Fnac compra as dez lojas da MediaMarkt em Portugal e absorve 450 trabalhadores

Acordo inclui as dez lojas físicas, o negócio online e a integração dos cerca de 450 colaboradores do grupo alemão em Portugal. Multinacionais não revelam valor do negócio.

O grupo alemão MediaMarkt acaba de fechar negócio com a francesa Fnac para a venda da totalidade da operação em Portugal, iniciada em 2004, num acordo que inclui as dez lojas físicas, a plataforma de vendas online e a integração dos cerca de 450 funcionários. Os detalhes financeiros não foram divulgados.

No ano financeiro de 2021-2022, a MediaMarkt Portugal registou um volume de vendas aproximado de 140 milhões de euros. Já a Fnac soma atualmente quase 2.000 pessoas em Portugal, mercado em que faturou em 2022 cerca de 370 milhões de euros.

A conclusão desta operação, que depende da aprovação da Autoridade da Concorrência, está prevista para o verão de 2023. Até lá, a marca MediaMarkt vai continuar presente no país e, salienta, “todas as relações com os clientes serão subsequentemente assumidas” pela subsidiária da marca francesa.

Em comunicado, a Fnac diz que com esta aquisição “pretende reforçar a sua trajetória de crescimento, consolidando a sua posição de liderança em Portugal e aproveitando a oportunidade para acelerar o crescimento nos mercados onde já atua, bem como diversificar e expandir para as categorias de grandes e pequenos eletrodomésticos, no intuito de fortalecer a sua oferta de serviços e melhorar a sua eficiência global”.

Esta aquisição “permitirá unir forças no pós-venda e outros serviços e alargar a nossa ação no desenvolvimento de um consumo responsável e de uma economia circular”. “Em breve, desejo poder dar as boas-vindas aos 450 funcionários da MediaMarkt Portugal e compartilhar com eles esta nova aventura de criação de valor para todos os nossos stakeholders, resumiu Enrique Martinez, CEO do Grupo Fnac Darty.

Já Karsten Wildberger, CEO da MediaMarktSaturn, sublinha que, apesar de ter “mantido a posição ao longo dos anos num ambiente muito competitivo, graças ao forte desempenho da nossa equipa local”, o negócio no país “ainda não atingiu dimensão suficiente para [alcançar] uma posição de liderança no mercado”.

“A Fnac Darty é a número dois em Portugal e, juntamente com as nossas atividades, esta posição será significativamente reforçada. A nova constelação oferece fortes perspetivas a todos os empregados, clientes e parceiros”, acrescenta o responsável do grupo, que detém as marcas MediaMarkt e Saturn, num total de perto de mil lojas em 13 países europeus.

A Fnac Darty é a número dois em Portugal e, juntamente com as nossas atividades, esta posição será significativamente reforçada.

Karsten Wildberger

CEO da MediaMarktSaturn e Ceconomy

A comemorar 25 anos de presença em Portugal, a Fnac tem atualmente 35 lojas no país. Recentemente anunciou a reestruturação do modelo de expansão para incluir o regime de franchising, prevendo abrir até cinco lojas neste formato até ao final do próximo ano, incluindo no interior do país e na região dos Açores. Em Portugal, conta ainda com seis centros PC Clinic e uma loja Nature et Découvertes.

Além de Portugal e França, a Fnac tem presença direta em países como Espanha, Bélgica, Luxemburgo e Suíça. Desde 2017 que a Ceconomy AG, que controla a MediaMarktSaturn, que emprega cerca de 50 mil pessoas, detém uma participação minoritária de cerca de 24% nesta retalhista de eletrodomésticos, eletrónica de consumo e produtos de entretenimento.

Há dois anos, a Worten, que lidera o segmento no mercado português, decidiu vender 17 lojas físicas em Espanha à MediaMarkt, com a empresa pertencente ao grupo Sonae a encaixar cinco milhões de euros, como anunciado nessa altura à CMVM. A reorganização da operação em Espanha incluiu ainda o encerramento de 14 espaços comerciais no país vizinho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fnac compra as dez lojas da MediaMarkt em Portugal e absorve 450 trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião