Estas são as sete startups nacionais lideradas por mulheres no Women TechEU

Cada uma receberá uma subvenção de 75 mil euros para apoiar o seu processo de inovação e crescimento, além de orientação e coaching através do Programa Women Leadership.

Há sete empresas portuguesas de base tecnológica lideradas por mulheres selecionadas para o programa Women TechEU, de um total de 14 candidaturas nacionais, iniciativa da Comissão Europeia. Recebem um apoio de 75 mil euros, bem como orientação e coaching através do Programa Women Leadership.

Portugal “teve uma taxa de sucesso muito superior à média europeia (29%), com sete das 14 candidaturas submetidas aprovadas (50%)”, destaca a Agência Nacional de Inovação (ANI) que, em Portugal, acompanha o programa europeu, através da rede PERIN, integrado no Horizonte Europa: Ecossistemas Europeus de Inovação.

“Cada uma receberá uma subvenção de 75 mil euros para apoiar o seu processo de inovação e crescimento, além de orientação e coaching através do Programa Women Leadership, promovido pelo Conselho Europeu de Inovação, e oportunidades de networking em toda a União Europeia”, destaca a Agência.

As startups escolhidas atuam, na sua grande maioria, na área de saúde e biotecnologia. As sete vencedoras nacionais fazem parte de um total de 134 empresas deep tech lideradas por mulheres selecionadas nesta edição do programa.

Conheça as vencedoras

  • AgroGrIN Tech (saúde e biotecnologia): a startup de Barcelos produz ingredientes sustentáveis e sem aditivos através de tecnologia patenteada de química verde, reaproveitando resíduos das frutas e dos vegetais;
  • NeuroSoV (saúde e biotecnologia): a partir da Covilhã, a startup está a desenvolver um novo medicamento para desacelerar a progressão da doença de Parkinson;
  • Fetalix (saúde e biotecnologia): startup do Porto utiliza biomateriais regenerativos para tratar dores lombares;
  • ExpressTEC (saúde e biotecnologia): startup de Faro criou um teste diagnóstico inovador para detetar o cancro da mama;
  • Ablute (saúde e biotecnologia): Desenvolveu, a partir de Viana do Castelo, um dispositivo de análise de urina integrado numa sanita com gestão eficiente de água para detetar doenças precocemente;
  • GreenH2Wave (energia): empresa da Amadora, desenvolveu um conversor de energia das ondas que atua como uma “estação de combustível flutuante” para navios no meio do oceano, produzindo seu próprio combustível limpo a custos acessíveis;
  • Nitrogen Sensing Solutions (agricultura): empresa da Caldas da Rainha propõe uma solução inovadora para melhorar a monitorização da água em sistemas de aquacultura recirculantes, usando tecnologia de biossensores, e integra uma das empreendedoras financiadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estas são as sete startups nacionais lideradas por mulheres no Women TechEU

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião