Avaliação bancária tem menor subida homóloga desde janeiro de 2022

Há três meses consecutivos que a taxa de variação homóloga do valor mediano de avaliação bancária na habitação está em queda. Em março atingiu o valor mais baixo desde janeiro de 2022.

Os preços da habitação continuam a subir. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quinta-feira, “o valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 1.483 euros por metro quadrado em março de 2023, mais cinco euros que o observado no mês precedente.”

Depois de em fevereiro ter registado uma correção de 0,47% para 1.478 euros face a janeiro, o valor mediano de avaliação bancária na habitação voltou a subir em março, contabilizando um aumento de 0,34%.

No entanto, os números do INE revelam que o mercado estará a resfriar. Não só o valor mediano de avaliação bancária na habitação registou em março uma subida homóloga de 11,4%, menos 1,1 pontos percentuais face aos 12,5% registados em fevereiro; como é o menor aumento homólogo desde janeiro de 2022.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Em termos regionais, os dados mais recentes do INE continuam a mostrar que o Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa (AML) destacam-se das demais regiões, ao apresentarem valores medianos de avaliação bancária na habitação de 40,7% e 33,4%, respetivamente, acima da média do país.

Mas mesmo nessas regiões, a tendência é também de abrandamento. O Algarve, por exemplo, apesar de ser a região que registou a maior subida homóloga (15,9%), está cada vez mais longe da taxa homóloga de 20,4% registada em junho de 2022.

No caso da AML, a taxa de variação homóloga do valor mediano de avaliação bancária na habitação em março foi de 11,2%, menos 1 ponto percentual face ao registado em fevereiro e foi também o valor mais baixo desde novembro de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação bancária tem menor subida homóloga desde janeiro de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião