Montepio triplica lucros no arranque do ano à boleia dos juros

O lucro de 35,3 milhões de euros no início de 2023 supera o resultado alcançado em todo o ano de 2022.

O Banco Montepio mais do que triplicou os seus resultados no primeiro trimestre do ano, impulsionados pela subida das taxas de juro. O lucro trimestral de 35,3 milhões de euros a abrir 2023 supera o resultado alcançado em todo o ano de 2022.

Um dos grandes motores para este desempenho foi a margem financeira — que corresponde à diferença dos juros cobrados nos empréstimos e os juros pagos nos depósitos. As receitas líquidas com juros dispararam 70,4% para 90,2 milhões de euros.

As comissões líquidas subiram 2,6% para 32,7 milhões no mesmo período, permitindo ao banco da Associação Mutualista obter um crescimento de 25% do produto bancário para 113,4 milhões.

Crédito baixa dos 12 mil milhões

O volume de negócios decresceu, perante descidas tanto na carteira de empréstimos como no stock de depósitos — uma tendência com que todo o setor tem vindo a ser desafiado nos últimos meses, por conta do atual ambiente de juros altos e da forte concorrência dos Certificados de Aforro.

A carteira de crédito a clientes contraiu 2,3% para menos de 12 mil milhões de euros — ainda em fevereiro, o ECO deu conta do puxão de orelhas do CEO Pedro Leitão à equipa devido ao desempenho aquém do esperado neste capítulo. O banco justifica esta evolução com a “materialização da estratégia de contínua redução das exposições não produtivas, com o crédito non-performing a registar uma redução de 74 milhões de euros”.

No que diz respeito aos depósitos, sofreu uma ligeira quebra de 0,6% para 12,7 mil milhões de euros. “Para esta evolução contribuíram a variação dos depósitos dos clientes particulares (-378 milhões) e dos clientes empresa (-59 milhões)”, aponta a instituição financeira.

Em termos de rácios de capital, “voltaram a evoluir favoravelmente face ao período homólogo, em consequência da continuada redução dos ativos ponderados pelo risco (RWA) e do contributo dos resultados do exercício de 2023”.

Os rácios CET 1 e Capital Total fully implemented ascenderam aos 13,5% e 16% no final de março, aumentando mais de um ponto percentual em comparação com 2022.

(Notícia atualizada pela última vez às 8h57)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montepio triplica lucros no arranque do ano à boleia dos juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião