EDP lucra 303 milhões de euros até março

A EDP iniciou 2023 com um resultado líquido positivo, depois de no ano passado ter registado prejuízos de 76 milhões no primeiro trimestre.

A EDP obteve 303 milhões de euros em lucro no primeiro trimestre deste ano, que comparam com o prejuízo de 76 milhões registado entre janeiro e março do ano passado.

Se, no primeiro trimestre do ano passado, o resultado líquido da elétrica liderada por Miguel Stilwell foi afetado pela fraca produção hídrica, este ano, “a recuperação em termos homólogos foi impulsionada pela normalização da produção hidroelétrica em Portugal no inverno 2022-2023”, lê-se no comunicado, publicado esta quinta-feira na página da Comissão do Mercado e de Valores Mobiliários. “No início de maio, as albufeiras da EDP em Portugal mantêm-se a uma quota agregada acima da média histórica para este período do ano”, acrescenta a elétrica.

O EBITDA atingiu os 1,4 mil milhões de euros no primeiro trimestre, praticamente o dobro em relação aos primeiros três meses de 2022. Em paralelo, a margem bruta da EDP disparou 84% para 2,1 mil milhões de euros.

A recuperação face ao período homólogo está não só relacionada com as melhorias na produção hídrica no mercado Ibérico, mas também com o desempenho da EDP Renováveis, “que apresentou um crescimento de EBITDA de 14% em termos homólogos”, resultante da contribuição positiva das quatro regiões em que atua: Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia Pacífico.

Nesta quarta-feira, a subsidiária de energias da EDP, a EDP Renováveis, já havia divulgado um resultado líquido de 65 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, “em linha” com os 66 milhões obtidos no período homólogo, com o crescimento dos resultados operacionais a ser “anulado pelo aumento dos custos financeiros”.

A EDP destaca ainda o papel da expansão da atividade de redes de eletricidade no Brasil na subida do EBITDA. O EBITDA do segmento de redes de eletricidade apresentou um crescimento de 5%.

No que diz respeito a Portugal, o EBITDA cresceu para os 127 milhões de euros, mais 2 milhões que no ano anterior.

Já o investimento bruto totalizou 1,2 mil milhões no trimestre, dos quais 98% em energias renováveis e redes de eletricidade. A capacidade de energias renováveis em construção atingiu um recorde de 5 gigawatts (GW), mais 1GW face a dezembro de 2022, abrangendo projetos em 15 mercados na Europa, Américas e na Ásia.

A dívida líquida atingiu os 13,1 mil milhões de euros, uma diminuição ligeira face aos 13,2 mil milhões do trimestre anterior, uma evolução justificada pela aceleração do investimento em renováveis e redes de eletricidade, a par do encaixe dos dois aumentos de capital realizados pela EDP e pela EDP Renováveis.

(Notícia atualiza pela última vez às 18:47, com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP lucra 303 milhões de euros até março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião