Época balnear tem início a 15 de maio e conta com 589 praias vigiadas

  • Joana Abrantes Gomes
  • 5 Maio 2023

Este ano, a época balnear integra mais quatro praias vigiadas do que no ano passado. Quase 400 praias foram galardoadas com "Bandeira Azul".

Este ano, a época balnear vai contar com 589 praias vigiadas, mais quatro do que no ano passado, segundo a portaria publicada esta sexta-feira em Diário da República.

Este número pode aumentar desde que, entre as águas balneares identificadas como tal nos termos da portaria, mas que à data não são classificadas como praias de banhos, passe a estar assegurada assistência a banhistas pela respetiva autarquia ou entidade gestora“, indica o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em comunicado.

Há um total de 658 águas balneares identificadas, isto é, mais quatro locais face à época balnear de 2022. Das quase 600 praias vigiadas, 394 foram galardoadas com “Bandeira Azul”, mais uma do que no último ano, sendo que esta distinção pretende distinguir as praias que cumprem os requisitos de qualidade ambiental, segurança e bem-estar.

De acordo com o comunicado, a abertura da época balnear será “progressiva”: no dia 15 de maio tem início em diversas praias do distrito de Faro, a 1 de junho abre na maioria das praias no centro e sul do país e a 17 de junho juntam-se-lhes a maioria das praias do norte. No que diz respeito às águas interiores, o início da época balnear vai ocorrendo entre junho e julho.

Também o encerramento será progressivo, começando no final de agosto e prolongando-se até 30 de outubro “com o encerramento das últimas praias, localizadas no Funchal e em Porto Santo”.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática adianta ainda que, durante toda a época balnear, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) irá realizar “análises para avaliar se as águas se encontram aptas para o banho, garantindo, assim, uma maior segurança aos utentes”.

Simultaneamente, a Autoridade Marítima Nacional terá no terreno um dispositivo com 29 estações salva-vidas, mais de três dezenas de embarcações, 29 motas de salvamento marítimo, 40 viaturas e diversos outros meios ao abrigo dos projetos Seawatch, Praia Saudável e Praia Segura, e do envolvimento da Polícia Marítima.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Época balnear tem início a 15 de maio e conta com 589 praias vigiadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião